GPS Brasília comscore

DF vai ganhar quatro Casas da Mulher Brasileira

O Distrito Federal vai ganhar **quatro Casas da Mulher Brasileira (CMB)**. As unidades, que devem começar a ser erguidas a partir de 2023, estarão localizadas em **São Sebastião, Recanto das Emas, Sobradinho II e Sol Nascente**. A afirmação foi feita pela **secretária da Mulher, Vandercy Camargos**, durante os trabalhos da comissão de transição no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nesta quarta-feira (16).

>“Temos mais quatro casas previstas com a licitação para ser homologada. Vamos ter casas em São Sebastião, no Recanto das Emas, em Sobradinho II e no Sol Nascente. Os terrenos estão garantidos e pretendemos iniciar o ano com essas casas em obras”, afirma Vandercy Camargos.

Atualmente, o DF dispõe de **uma unidade em funcionamento em Ceilândia**. A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento de proteção de alta complexidade, criado para oferecer atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica.

![Atendimentos de alta complexidade para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade (Tony Oliveira/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Tony_Oliveira_Agencia_Brasilia_Casa_da_Mulher_894da5e1f8.jpeg)

A casa foi interditada, em 2018, pela Defesa Civil, por problemas na edificação, e **reinaugurada em 20 de abril de 2021**. No primeiro ano de funcionamento, entre abril de 2021 e abril de 2022, mais de **3,7 mil mulheres passaram por algum dos atendimentos oferecidos**.

Ainda segundo a titular da pasta, os locais escolhidos atendem critérios técnicos e informações obtidas junto ao Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e à Secretaria de Segurança Pública e que levam em conta o **enfrentamento à violência doméstica**, por exemplo.

Outras iniciativas, como o **programa Jornada Zero**, que tem por objetivo mobilizar a comunidade para combater as diversas formas de violência, serão mantidos pela secretaria.

![Casa da Mulher Brasileira já recebeu quase 4 mil mulheres: atendimento humanizado (Paulo H Carvalho/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Paulo_H_Carvalho_Agencia_Brasilia_casa_da_mulher_2da14094fd.jpg)

A Secretaria da Mulher foi criada pela atual gestão e teve **evolução orçamentária de 1.850%** desde a sua obtenção de autonomia financeira, em 2020. Saiu de um orçamento de R$ 1.741.005,00, em 2019, para R$ 39.105.818,00 em 2022. Além disso, ganhou dezenas de servidores e **ações de empoderamento feminino** e de enfrentamento à violência.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

Psicofobia vai muito além de comentários depreciativos. Ela é estrutural. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.