GPS Brasília comscore

DF: vacinação contra dengue começa nesta sexta para crianças de 10 e 11 anos

São 15 unidades de saúde que receberão o atual público-alvo, o qual deverá tomar 2ª dose em 90 dias
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público; DF está entre as unidades da Federação consideradas prioritárias para a remessa dos imunizantes | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Compartilhe:

O Palácio do Buriti confirmou que a vacinação contra a dengue na capital do país terá início nesta sexta-feira (9) e será direcionada apenas para crianças de 10 e 11 anos. A medida foi necessária devido à quantidade inferior de vacinas recebidas pelo Distrito Federal em relação ao prometido pelo Ministério da Saúde.

Inicialmente, a Secretaria de Saúde aguardava o recebimento de 194 mil doses do imunizante Qdenga, número suficiente para vacinar o público de 10 a 14 anos do Distrito Federal. Entretanto, a Secretaria de Saúde recebeu 36% a menos que do esperado, o equivalente a um total de 71.078 doses. Por isso, a faixa etária foi reduzida.

As crianças dessas idades podem receber a vacinação a partir das 8h, em 15 unidades básicas de saúde (UBS), desde que acompanhadas pelos pais ou algum responsável. O atendimento será realizado das 8h às 17h em 10 UBS e das 13h às 17h nas demais.

Esse público-alvo atual receberá duas doses da vacina, com intervalo de 90 dias entre elas. Os responsáveis devem comparecer aos locais de vacinação com documento de identidade e a caderneta de vacinação das crianças. Caso a criança tenha sido diagnosticada com dengue recentemente, é necessário aguardar seis meses para começar o esquema vacinal.

De acordo com a vice-governadora Celina Leão (PP), em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi levantada a possibilidade de que a lista prioritária de contemplados pelo imunizante seja alterada. Segundo a número dois do Buriti, a maior parte das mortes causada pela dengue na capital federal foi de pessoas com comorbidades. 

“Levamos esses dados para a ministra para que seja levantado se outras regiões também identificaram isso. O governador Caiado também confirmou que em Goiás os óbitos também ocorreram com o mesmo grupo”, disse.

As unidades de saúde listadas permanecerão abertas durante o feriado prolongado de Carnaval, até terça-feira (13), e não é necessário agendar horário.

Confira os endereços das UBS por região de saúde:

Área de Saúde Central:

UBS 2 da Asa Norte
UBS 1 do Cruzeiro

Área de Saúde Centro-Sul:

UBS 2 do Guará
UBS 1 do Riacho Fundo 1

Área de Saúde Leste:

UBS 1 dos Jardins Mangueiral
UBS 3 do Paranoá

Área de Saúde Norte:

UBS 5 de Planaltina (Arapoanga)
UBS 2 de Sobradinho 2

Área de Saúde Oeste:

UBS 1 de Brazlândia (das 13h às 17h)
UBS 3 de Ceilândia (das 13h às 17h)
UBS 16 de Ceilândia (Sol Nascente; das 13h às 17h)

Área de Saúde Sudoeste:

UBS 6 de Taguatinga (das 13h às 17h)
UBS 2 de Samambaia (das 13h às 17h)

Área de Saúde Sul:

UBS 5 do Gama
UBS 1 de Santa Maria

Últimas

Política