Com o objetivo de acelerar o atendimento da Polícia Militar em situações críticas, a partir de agora, o botão de segurança do aplicativo da Uber está integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Essa novidade foi oficializada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-DF e a Uber.
O Distrito Federal se tornou a primeira unidade da Região Centro-Oeste a contar com essa conexão direta entre a Uber e o canal de emergência 190. A partir dessa integração, ao acionar o botão de emergência, motoristas e usuários compartilham automaticamente a localização em tempo real e dados da viagem com as forças de segurança, por meio da empresa RápidOS, responsável por interligar o aplicativo ao Ciob.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, a vice-governadora Celina Leão destacou os avanços do DF na área de segurança pública, ressaltando a importância da inovação tecnológica na proteção de cidadãos.
“O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, destacou a vice-governadora.
Já o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que a parceria permitirá rastrear veículos imediatamente, mesmo que dispositivos sejam descartados, o que facilitará a atuação das equipes policiais em campo.
“Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu, o que facilita a atuação da Polícia Militar”, informou o secretário.
A comandante da Polícia Militar do DF, Ana Paula Habka, ressaltou que a união entre as forças de segurança, empresas privadas e sociedade civil é fundamental para garantir mais proteção tanto para motoristas quanto para usuários da plataforma. Segundo ela, essa integração fortalece a capacidade de resposta da PMDF diante de situações de risco, tornando o serviço mais eficiente e confiável. Apesar do avanço, ainda será necessário um período de ajustes técnicos entre os sistemas da Uber e da PMDF antes da implementação completa.
O botão de emergência está visível durante toda a corrida e, ao ser acionado, envia automaticamente informações detalhadas da viagem para a central de segurança, antes mesmo de o usuário fazer a ligação para o 190. A ferramenta funciona com base em sinais de GPS e redes Wi-Fi para obter maior precisão.
Segundo a Uber, o recurso também pode ser utilizado em viagens solicitadas para terceiros. O acordo inclui ainda treinamentos para os agentes de segurança e garante o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reafirmando o compromisso do GDF com soluções tecnológicas para uma cidade mais segura.