GPS Brasília comscore

DF terá botão de emergência na Uber ligado ao 190

Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste na implementação da ferramenta

Com o objetivo de acelerar o atendimento da Polícia Militar em situações críticas, a partir de agora, o botão de segurança do aplicativo da Uber está integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).  Essa novidade foi oficializada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-DF e a Uber.

O Distrito Federal se tornou a primeira unidade da Região Centro-Oeste a contar com essa conexão direta entre a Uber e o canal de emergência 190.  A partir dessa integração, ao acionar o botão de emergência, motoristas e usuários compartilham automaticamente a localização em tempo real e dados da viagem com as forças de segurança, por meio da empresa RápidOS, responsável por interligar o aplicativo ao Ciob.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, a vice-governadora Celina Leão destacou os avanços do DF na área de segurança pública, ressaltando a importância da inovação tecnológica na proteção de cidadãos.

“O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, destacou a vice-governadora.

Já o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que a parceria permitirá rastrear veículos imediatamente, mesmo que dispositivos sejam descartados, o que facilitará a atuação das equipes policiais em campo.

“Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu, o que facilita a atuação da Polícia Militar”, informou o secretário.

A comandante da Polícia Militar do DF, Ana Paula Habka, ressaltou que a união entre as forças de segurança, empresas privadas e sociedade civil é fundamental para garantir mais proteção tanto para motoristas quanto para usuários da plataforma. Segundo ela, essa integração fortalece a capacidade de resposta da PMDF diante de situações de risco, tornando o serviço mais eficiente e confiável. Apesar do avanço, ainda será necessário um período de ajustes técnicos entre os sistemas da Uber e da PMDF antes da implementação completa.

O botão de emergência está visível durante toda a corrida e, ao ser acionado, envia automaticamente informações detalhadas da viagem para a central de segurança, antes mesmo de o usuário fazer a ligação para o 190. A ferramenta funciona com base em sinais de GPS e redes Wi-Fi para obter maior precisão.

Segundo a Uber, o recurso também pode ser utilizado em viagens solicitadas para terceiros. O acordo inclui ainda treinamentos para os agentes de segurança e garante o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reafirmando o compromisso do GDF com soluções tecnológicas para uma cidade mais segura.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

Conheça os lançamentos que estão transformando o ato de brindar …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.