Com **baixas taxas de cobertura vacinal para poliomielite (52,24%) e influenza (menos de 60%)** entre as crianças do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde a **prorrogação das campanhas de vacinação** contra as duas doenças. O objetivo é oferecer o reforço dos imunizantes, dentro da campanha, **até o dia 31 de dezembro**.
“_Nós pedimos essa dilatação de prazo para fazermos ações capilarizadas para atingirmos pelo menos 95% de cobertura para as nossas crianças_”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. De segunda a sexta-feira, mais de 100 salas de vacina do Distrito Federal contam com os imunizantes no calendário de rotina. Também há ações itinerantes, como os Carros da Vacina.
**[Veja aqui os locais de vacinação em todo o Distrito Federal](https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao)**
No caso da **pólio**, entre os dias 8 de agosto e 27 de outubro, **foram aplicadas 83.731 doses em crianças de 1 a 4 anos de idade**, estabelecendo a cobertura de 52,2%. Entre bebês de um ano, o índice é de 57,7%.
No caso da **influenza**, foram **123.010 doses aplicadas** entre 4 de abril e 21 de outubro em crianças de 6 meses a 5 anos. Neste caso, **o imunizante está disponível para toda a população** a partir dessa faixa etária, com o registro total de 902.458 doses aplicadas no DF durante o período.
**Parceria com o Rotary**
A Secretaria de Saúde receberá **apoio do Rotary** para ampliar a vacinação de combate à pólio, uma ação realizada pela entidade internacionalmente desde os anos 1980. “_Neste ano, com a baixa cobertura vacinal, nos alertamos. Se não conseguirmos chegar até os pais, os avós e os tios sobre a necessidade de vacinarem as crianças, essa doença terrível pode retornar_”, disse **Vera Lucia Barrela Avila, representante da entidade**.
Em reunião na última quinta-feira (27) na sede da pasta, foram traçadas **estratégias** a serem desenvolvidas em parceria até o fim do ano. “_O Rotary vem com uma experiência e conhecimento para nos apoiar e nos auxiliar para atingirmos a meta de vacinação_”, finaliza a **secretária de saúde, Lucilene Florêncio**.