O Distrito Federal deu mais um passo rumo à modernização do transporte público. Nesta terça-feira (29) governador Ibaneis Rocha recebeu recebeu 444 novos ônibus da Viação Pioneira, todos equipados com a tecnologia Euro 6, considerada a mais avançada do País em termos de redução de emissões e eficiência. A cerimônia de entrega aconteceu no Eixo L Sul e também contou com a presenla do sócio-diretor da Viação Pioneira, Victor Foreste, e do Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves.
Com a chegada desses 444 veículos, a Viação Pioneira alcança a marca de 729 ônibus novos, atendendo cerca de 350 mil passageiros nas regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá. Após a renovação, a empresa chegará a 729 novos ônibus.
“Com a reorganização atualização dos novos contratos, a gente conseguiu que as empresas trocassem toda a frota de ônibus do DF. Nossa intenção é facilitar a vida, por isso grandes obras de infraestrutura foram feitas”, disse Ibaneis ao ressaltar os investimentos realizados no setor desde o início de seu mandato.
Desde 2023, o Governo do Distrito Federal (GDF) já substituiu mais de 2.800 ônibus e pretende renovar toda a frota até o fim de 2025, totalizando 3 mil veículos novos.
“A mobilidade, antes apontada como o terceiro maior problema da população, hoje não aparece nessa relação, devido resultado os investimentos em infraestrutura e expansão da malha viária”, comemorou Ibaneis.
Os novos coletivos contam com chassi Mercedes-Benz Euro 6, faróis Full LED, portas com sistema doorbrake, bluetooth, elevadores para acessibilidade e outros itens de conforto e segurança. A tecnologia presente na frota reduz em até 80% a emissão de gases poluentes, fortalecendo o compromisso ambiental do DF.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a modernidade do transporte público e os preços das passagens no DF são motivos para o brasiliense comemorar. “Essa é a frota mais moderna, menos poluente e mais segura do Brasil. Sem contar que temos tarifas congeladas desde 2019. O preço médio de R$ 3,94 é a tarifa mais baixa para o usuário de todo o País. Brasília é capital que recuperou os mesmos níveis pré-pandemia do transporte púbico. É a única que chegou nesse patamar”, afirmou.
Novidades na infraestrutura
Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Mobilidade anunciaram uma série de melhorias para o transporte público e a infraestrutura do Distrito Federal. As principais novidades são:
- Lançamento do aplicativo “DF no Ponto”, que permite acompanhar em tempo real a chegada dos ônibus nas paradas e planejar viagens com mais eficiência;
- Expansão do BRT Sul até o Park Shopping;
- Implantação do BRT Norte, que será um novo corredor de transporte;
- Construção de novos viadutos, com destaque para o de Planaltina, cuja ordem de serviço será assinada no dia 14 de agosto.
Sobre as novidades e as melhorias implementadas, Ibaneis destacou como vem tratando a mobilidade no DF.
“Mobilidade se faz com renovação de frota, para que as pessoas possam acessar veículos mais novos e que não quebram com tanta facilidade. Mobilidade se faz com melhores vias, para que as pessoas sofram menos e percam menos tempo também dentro do transporte público.”, salientou o governador.