O Distrito Federal tem agora uma creche pública na área rural. A primeira unidade de ensino infantil fica no Núcleo Pipiripau II, em Planaltina, e tem capacidade para atender 30 crianças de até 3 anos de idade da região, incluindo assentamentos.
A creche do Pipiripau II fica próxima à BR-020, tem 238 m² de área construída e recebeu investimento de quase R$ 500 mil. Com cerca de 4 mil pessoas, a comunidade é constituída por chacareiros, moradores de assentamentos, acampamentos e pré-acampamentos de movimentos sociais. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Secretaria de Agricultura (Seagri) mapearam a região agrícola distrital para implementar a iniciativa.
As edificações foram adaptadas com a criação de espaços necessários em unidades de ensino do tipo, como área de serviços; sanitários; parque infantil coberto; solário; hall de entrada; refeitório; lactário; administração; banheiro de funcionários; cozinha; depósito e área para lavagem de gêneros alimentícios; sanitários para pessoas com deficiência e acesso de serviço.
Além dessa creche, o GDF está construindo outras em áreas rurais, sendo mais duas em Planaltina – nos núcleos Taquara e São José – e uma no Paranoá – no Jardim II. Há previsão de mais uma unidade, em fase de projeto, na região de Três Conquistas, também em Planaltina. “A inauguração dessa creche é muito significativa. É uma região bastante rica, produtora, e os pais dessas famílias também têm o direito de colocar seus filhos numa creche”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Toda a estrutura foi exaltada pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “Passei pela agricultura familiar antes de voltar para educação, então sei a necessidade da mãe da agricultura familiar, aquela mãe do campo que precisa trabalhar e que não tinha onde deixar a criança. São creches de porte menor, mas cabem 30 crianças, que para a área do campo atendem perfeitamente”, detalha a titular da Educação.
O terreno da creche foi cedido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), enquanto a licitação para adequação do prédio e a construção ficou a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os ambientes internos foram compartimentados em três salas de aula, para atender a três turmas, com sanitário adaptado ao público infantil.
(Com Agência Brasília)