O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta vermelho para o Distrito Federal e diversas regiões do Centro-Oeste devido à baixa umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 12% durante a tarde de hoje. O nível vermelho representa grande perigo, com riscos significativos para a saúde da população e alto potencial de incêndios florestais.
O aviso é válido das 13h às 18h desta sexta, afetando não só o Distrito Federal, mas também áreas do Goiás (Leste, Centro, Norte e Noroeste), Mato Grosso (Nordeste), Tocantins (regiões Oriental e Ocidental), Minas Gerais (Noroeste) e o extremo Oeste da Bahia.
Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial, válido até as 3h da madrugada de sábado (23), para as mesmas regiões. Esse nível indica um risco menor, mas ainda requer atenção.

Imagem: Reprodução/ Inmet
Riscos à saúde e orientações
Com a umidade do ar em níveis críticos, o Inmet e a Defesa Civil alertam para os seguintes riscos à saúde:
- Ressecamento da pele e das mucosas (olhos, nariz e boca);
- Dores de cabeça e desconforto respiratório;
- Agravamento de doenças pulmonares;
- Maior suscetibilidade a infecções;
A Defesa Civil reforça que, em caso de problemas respiratórios, a população deve procurar atendimento médico. Em ocorrências de incêndios florestais ou queimadas, é fundamental acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).
Entre os principais cuidados essenciais para preservar a saúde estão: manter-se hidratado ao longo do dia, mesmo sem sede; evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h; e suspender o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.
Também é indicado o uso de umidificadores de ar, toalhas úmidas ou recipientes com água nos ambientes para melhorar a qualidade do ar. A pele deve ser hidratada com cremes apropriados, e banhos muito quentes devem ser evitados.