GPS Brasília comscore

DF é a única UF com duas mulheres no comando das forças militares

Posição foi alcançada após nomeação da nova comandante da PMDF, que se junta à comandante do CBMDF
Foto: CLDF/ Reprodução

Compartilhe:

O Distrito Federal é, atualmente, a única Unidade da Federação a ter mulheres comandando as forças militares de segurança. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança, após a nomeação da coronel Ana Paula Barros Habka como nova comandante da Polícia Militar (PMDF).

Além dela, a também coronel Mônica Miranda já está à frente do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) desde 2021, sendo a pioneira a comandar um corpo de bombeiros no país.

“Em conversa com o governador Ibaneis, acertamos a nomeação da nova comandante-geral. Um dos nossos objetivos neste ano é fortalecer o combate à violência contra a mulher e, com duas mulheres no comando das corporações, esperamos uma atenção ainda maior para o fortalecimento de ações nesta área”, disse o O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. 

“Esse ineditismo aqui no DF mostra o fortalecimento da mulher na conquista de espaços de poder e esperamos, assim, inspirar outros estados”, completou.

O ex-comandante Adão Teixeira se aposentou da corporação, e em sua despedida, o titular da SSP-DF, Sandro Avelar agradeceu sua dedicação, enaltecendo a corporação como motivo de orgulho para todos.

“Agradeço a dedicação do coronel Adão neste período que esteve à frente dessa corporação que é motivo de orgulho para todos nós”, disse.

A coronel Ana Paula ingressou na PMDF em 1994 e ocupou diversas posições, desde subcomandante até chefe do Estado Maior. Sua trajetória inclui liderança na Companhia do Batalhão de Operações Especiais, chefia de Segurança da Vice Governadoria da Casa Militar do DF, e atuação como Juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal.

Formada em Educação Física e bacharel em Direito, a nova comandante-geral tem experiência em cursos operacionais, como cinotecnia pelo Bope, repressão às drogas e segurança de autoridades.