GPS Brasília comscore

Dezembro Laranja: câncer de pele é o mais comum no Brasil

De acordo com o **[Instituto Nacional do Câncer (INCA)](https://www.gov.br/inca/pt-br)**, o **câncer de pele** representa **33%** de todos os diagnósticos da doença, com cerca de **185 mil novos casos por ano em todo país**. Pensando em alertar a população, a **[Sociedade Brasileira de Dermatologia](https://www.sbd.org.br/)** criou em 2014, o **Dezembro Laranja** buscando promover a prevenção do câncer de pele e a conscientização das pessoas.

Segundo **Juldásio Galdino**, cirurgião plástico do Hospital Santa Lúcia Norte, e especialista em câncer de pele, os sintomas da doença são vários . _”A maioria destes tumores surgem em locais de pele exposta ao sol, face, pescoço e braços”_ , diz Galdino.

![Dermatologista examinando paciente / Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Freepik_0ac1c920a9.jpg)

Galdino diz que o principal fator que propicia o surgimento do câncer de pele é a **exposição solar prolongada e por muitos anos**, principalmente em pessoas de pele clara.

As lesões do câncer não cicrizam, elas criam uma casquinha, que depois de um tempo cai e após não ocorre a cura. Pelo contrário, a ferida abre novamente e cria outra casca e assim vai crescendo. ”Pode ser elevada, plana, clara, escura, pode sangrar e apresentar vários outros sinais”, diz.

![Homem aplicando protetor solar ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Homem_aplicando_protetor_solar_02a3def98b.jpg)

**Quando se preocupar com manchas e pintas?**

Galdino explica que a hora de se preocupar com as manchas e pintas é quando as lesões mudam de características: crescendo, mudando de cor, que não saram após 1 mês do surgimento. ”_As lesões escuras com mais de 1 cm devem ser avaliadas por um especialista_”, diz.

Para acompanhamento das manchas e pintas de pele, o dermatologista do Hospital Santa Lúcia e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia **Fabrício Cláudio** explica a regra do ABCDE:

– **A: é Assimetria.** O paciente pode observar se a pinta, ao ser dividida em duas metades, tem estas metades simétricas. Caso tenha um formato irregular, é uma suspeita;
– **B: é para cuidar** as Bordas da lesão, pois toda pinta deve ter suas bordas lisas. Pintas com bordas recortadas, como um mapa, podem ser suspeitas;
– **C: refere-se às Cores da pinta**. O dermatologista relata que existem diversos tons normais, do marrom claro ao escuro. Entretanto, quando mais cores diferentes (vermelho, branco, preto, tons cinza-azulados), mais suspeita é a pinta;
– **D: é o Diâmetro dos sinais**, considerados com maior risco quando estão maiores de 0,6 cm;
– **E: de Evolução**. O médico afirma que uma pinta que progressivamente tem algum crescimento ou modificação deve ser investigada.

**Tipos de câncer de pele**

– **Carcinoma basocelular (CBC)**: tipo mais **comum** da doença. Tem **baixa letalidade** e pode ser facilmente curado quando descoberto precocemente. Geralmente decorrente da exposição solar, raramente evolui para a metástase, com várias formas de apresentação, inclusive podem ser escuras e se confundir com melanoma;
– **Carcinoma espinocelular (CEC)**: segundo mais prevalente. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas **áreas expostas ao sol**;
– **Melanoma**: tipo **menos frequente**, mas mais **agressivo**. Se descoberto no início, pose ser tratado. E pode dar metástase, geralmente surge em lesões escuras.

**Como prevenir?**

Os especialistas explicam que a melhor prevenção, é a diminuição de exposição solar; manter uma dieta saudável; proteção contra a radiação UV; além de frequentemente comparecer para exames com dermatologistas.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.