GPS Brasília comscore

Dezembro Laranja: câncer de pele é o mais comum no Brasil

De acordo com o **[Instituto Nacional do Câncer (INCA)](https://www.gov.br/inca/pt-br)**, o **câncer de pele** representa **33%** de todos os diagnósticos da doença, com cerca de **185 mil novos casos por ano em todo país**. Pensando em alertar a população, a **[Sociedade Brasileira de Dermatologia](https://www.sbd.org.br/)** criou em 2014, o **Dezembro Laranja** buscando promover a prevenção do câncer de pele e a conscientização das pessoas.

Segundo **Juldásio Galdino**, cirurgião plástico do Hospital Santa Lúcia Norte, e especialista em câncer de pele, os sintomas da doença são vários . _”A maioria destes tumores surgem em locais de pele exposta ao sol, face, pescoço e braços”_ , diz Galdino.

![Dermatologista examinando paciente / Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Freepik_0ac1c920a9.jpg)

Galdino diz que o principal fator que propicia o surgimento do câncer de pele é a **exposição solar prolongada e por muitos anos**, principalmente em pessoas de pele clara.

As lesões do câncer não cicrizam, elas criam uma casquinha, que depois de um tempo cai e após não ocorre a cura. Pelo contrário, a ferida abre novamente e cria outra casca e assim vai crescendo. ”Pode ser elevada, plana, clara, escura, pode sangrar e apresentar vários outros sinais”, diz.

![Homem aplicando protetor solar ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Homem_aplicando_protetor_solar_02a3def98b.jpg)

**Quando se preocupar com manchas e pintas?**

Galdino explica que a hora de se preocupar com as manchas e pintas é quando as lesões mudam de características: crescendo, mudando de cor, que não saram após 1 mês do surgimento. ”_As lesões escuras com mais de 1 cm devem ser avaliadas por um especialista_”, diz.

Para acompanhamento das manchas e pintas de pele, o dermatologista do Hospital Santa Lúcia e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia **Fabrício Cláudio** explica a regra do ABCDE:

– **A: é Assimetria.** O paciente pode observar se a pinta, ao ser dividida em duas metades, tem estas metades simétricas. Caso tenha um formato irregular, é uma suspeita;
– **B: é para cuidar** as Bordas da lesão, pois toda pinta deve ter suas bordas lisas. Pintas com bordas recortadas, como um mapa, podem ser suspeitas;
– **C: refere-se às Cores da pinta**. O dermatologista relata que existem diversos tons normais, do marrom claro ao escuro. Entretanto, quando mais cores diferentes (vermelho, branco, preto, tons cinza-azulados), mais suspeita é a pinta;
– **D: é o Diâmetro dos sinais**, considerados com maior risco quando estão maiores de 0,6 cm;
– **E: de Evolução**. O médico afirma que uma pinta que progressivamente tem algum crescimento ou modificação deve ser investigada.

**Tipos de câncer de pele**

– **Carcinoma basocelular (CBC)**: tipo mais **comum** da doença. Tem **baixa letalidade** e pode ser facilmente curado quando descoberto precocemente. Geralmente decorrente da exposição solar, raramente evolui para a metástase, com várias formas de apresentação, inclusive podem ser escuras e se confundir com melanoma;
– **Carcinoma espinocelular (CEC)**: segundo mais prevalente. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas **áreas expostas ao sol**;
– **Melanoma**: tipo **menos frequente**, mas mais **agressivo**. Se descoberto no início, pose ser tratado. E pode dar metástase, geralmente surge em lesões escuras.

**Como prevenir?**

Os especialistas explicam que a melhor prevenção, é a diminuição de exposição solar; manter uma dieta saudável; proteção contra a radiação UV; além de frequentemente comparecer para exames com dermatologistas.

Veja também

Bentinho, como de costume, saltava cedo da cama para ir …

A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI