O Distrito Federal, conhecido pelo seu turismo cívico e sua famosa arquitetura e urbanismo, guarda também verdadeiros paraísos naturais em meio às suas áreas urbanas e rurais.
Atualmente, o DF possui 72 parques ecológicos e urbanos administrados pelo IBRAM (Instituto Brasília Ambiental), além de outras 22 unidades de conservação de proteção integral ou de uso sustentável.
Segundo o SDUC (Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza), as Unidades de Conservação são áreas com relevância ambiental, oficialmente protegidas pelo Estado com o propósito de conservação.
O GPS separou uma lista de 10 excelentes parques para você conhecer e ter um contato íntimo com a natureza:
Parque dos Jequitibás (Sobradinho) – Este parque abriga uma mata ripária (vegetação que se localiza ao longo dos rios e córregos) onde o Ribeirão Sobradinho flui. Por lá se encontram árvores de grande porte, como os Jequitibás, que nomeiam o local.
Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia) – Nascentes límpidas brotam por todo o parque, que exibe uma variedade de vegetação, incluindo matas ciliares, cerrado típico e veredas úmidas. Trilhas estreitas convidam à exploração, enquanto a Basílica Menino Jesus de Praga e a Lagoa de Brazlândia oferecem atrações próximas.
Parque Lago do Cortado (Taguatinga) – Localizado em Taguatinga, este parque é lar do Ribeirão do Cortado, com suas pequenas cachoeiras. Uma passarela suspensa permite uma observação privilegiada da natureza, aproveitando as nascentes que brotam no local.
Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga) – Além de uma piscina pública, este parque oferece uma rede de trilhas, proporcionando um refúgio mesmo durante a estação seca. Com várias quadras poliesportivas, é um local ideal para lazer e diversão.
Parque Três Meninas (Samambaia) – Repleto de história e cultura, este parque ocupa uma antiga fazenda dos anos 60, destacando-se pelas três pequenas casas construídas para as filhas dos antigos proprietários. Após uma revitalização, oferece uma variedade de atividades, incluindo pista de skate, parquinhos infantis e quadras poliesportivas.
Parque Ecológico dos Pequizeiros (Planaltina) – Com vastas áreas de cerrado bem preservado, este parque abriga uma rica diversidade de fauna e flora típicas do bioma. Trilhas amplas conduzem os visitantes até a Cachoeira do Pequizeiro, a quatro quilômetros da entrada. Para realizar visitas, é necessário agendamento prévio.
Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul (Lago Sul) – Este parque é um paraíso para os apaixonados por esportes ao ar livre, oferecendo fácil acesso à margem do Lago Paranoá. Com um morro artificial utilizado para o voo livre, é um local privilegiado para diversas atividades recreativas.
Parque Ecológico do Tororó (Santa Maria) – A cachoeira do Tororó é um verdadeiro paraíso, e esbanja tranquilidade em meio a uma paisagem exuberante. Uma trilha íngreme leva os visitantes até uma das mais altas e belas cachoeiras do DF.
Parque Ecológico e Vivencial Recanto das Emas (Recanto das Emas) – Um dos destaques deste parque é o Ribeirão Monjolo, que flui por um vale deslumbrante. Com suas corredeiras e paredões rochosos, proporciona um cenário ideal para caminhadas e contemplação da natureza.
Jardim Botânico de Brasília (Lago Sul) – Este é o único jardim botânico do País que possui uma Estação Ecológica sob sua gestão. O espaço oferece uma oportunidade única de explorar o cerrado. São aproximadamente cinco mil hectares, dos quais 526 para visitação e 4.430 destinados à preservação e à pesquisa.