GPS Brasília comscore

Os dez parques do Distrito Federal que você deveria conhecer

O Distrito Federal, conhecido pelo seu turismo cívico e sua famosa arquitetura e urbanismo, guarda também verdadeiros paraísos naturais em meio às suas áreas urbanas e rurais. 

Atualmente, o DF possui 72 parques ecológicos e urbanos administrados pelo IBRAM (Instituto Brasília Ambiental), além de outras 22 unidades de conservação de proteção integral ou de uso sustentável. 

Segundo o SDUC (Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza), as Unidades de Conservação são áreas com relevância ambiental, oficialmente protegidas pelo Estado com o propósito de conservação. 

O GPS separou uma lista de 10 excelentes parques para você conhecer e ter um contato íntimo com a natureza:

Parque dos Jequitibás (Sobradinho) – Este parque abriga uma mata ripária (vegetação que se localiza ao longo dos rios e córregos) onde o Ribeirão Sobradinho flui. Por lá se encontram árvores de grande porte, como os Jequitibás, que nomeiam o local.

Parque dos Jequitibás (Sobradinho) (Reprodução/IBRAM)

Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia) – Nascentes límpidas brotam por todo o parque, que exibe uma variedade de vegetação, incluindo matas ciliares, cerrado típico e veredas úmidas. Trilhas estreitas convidam à exploração, enquanto a Basílica Menino Jesus de Praga e a Lagoa de Brazlândia oferecem atrações próximas.

Parque Lago do Cortado (Taguatinga) – Localizado em Taguatinga, este parque é lar do Ribeirão do Cortado, com suas pequenas cachoeiras. Uma passarela suspensa permite uma observação privilegiada da natureza, aproveitando as nascentes que brotam no local.

Parque Lago do Cortado (Agenda Capital)

Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga) – Além de uma piscina pública, este parque oferece uma rede de trilhas, proporcionando um refúgio mesmo durante a estação seca. Com várias quadras poliesportivas, é um local ideal para lazer e diversão.

Parque Três Meninas (Samambaia) – Repleto de história e cultura, este parque ocupa uma antiga fazenda dos anos 60, destacando-se pelas três pequenas casas construídas para as filhas dos antigos proprietários. Após uma revitalização, oferece uma variedade de atividades, incluindo pista de skate, parquinhos infantis e quadras poliesportivas.

Parque Três Meninas (Reprodução/Conselho Cultura Samambaia)

Parque Ecológico dos Pequizeiros (Planaltina) – Com vastas áreas de cerrado bem preservado, este parque abriga uma rica diversidade de fauna e flora típicas do bioma. Trilhas amplas conduzem os visitantes até a Cachoeira do Pequizeiro, a quatro quilômetros da entrada. Para realizar visitas, é necessário agendamento prévio.

Parque Ecológico dos Pequizeiros (Reprodução)

Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul (Lago Sul) – Este parque é um paraíso para os apaixonados por esportes ao ar livre, oferecendo fácil acesso à margem do Lago Paranoá. Com um morro artificial utilizado para o voo livre, é um local privilegiado para diversas atividades recreativas.

Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul (Agência Brasília)

Parque Ecológico do Tororó (Santa Maria) – A cachoeira do Tororó é um verdadeiro paraíso, e esbanja tranquilidade em meio a uma paisagem exuberante. Uma trilha íngreme leva os visitantes até uma das mais altas e belas cachoeiras do DF.

Parque Ecológico do Tororó (Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Parque Ecológico e Vivencial Recanto das Emas (Recanto das Emas) – Um dos destaques deste parque é o Ribeirão Monjolo, que flui por um vale deslumbrante. Com suas corredeiras e paredões rochosos, proporciona um cenário ideal para caminhadas e contemplação da natureza.

Parque Ecológico e Vivencial Recanto das Emas (Reprodução/IBRAM)

Jardim Botânico de Brasília (Lago Sul) – Este é o único jardim botânico do País que possui uma Estação Ecológica sob sua gestão. O espaço oferece uma oportunidade única de explorar o cerrado. São aproximadamente cinco mil hectares, dos quais 526 para visitação e 4.430 destinados à preservação e à pesquisa.

Jardim Botânico de Brasília (Reprodução/IBRAM)

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI