O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (17) que, devido ao frio extremo previsto para o dia da posse (20 de janeiro), a cerimônia será realizada na Rotunda do Capitólio, em vez do tradicional espaço ao ar livre.
O desfile presidencial ocorrerá na Capital One Arena, em Washington, D.C.
“Há uma explosão Ártica varrendo o país. Não quero ver pessoas machucadas. São condições perigosas para as dezenas de milhares de policiais, socorristas, e até cavalos e centenas de milhares de apoiadores que ficarão do lado de fora por muitas horas no dia 20 (em qualquer caso, se você decidir vir, vista-se bem!)”, declarou Trump em uma publicação na Truth Social.
O presidente eleito também ressaltou que, para garantir a segurança e o conforto de todos os presentes, dignitários e convidados serão conduzidos para dentro do Capitólio.
“Esta será uma experiência muito bonita para todos, e especialmente para a grande audiência da TV!”, acrescentou.
A última vez que uma cerimônia de posse presidencial ocorreu em ambiente fechado foi durante o segundo mandato de Ronald Reagan, em 1985, quando as temperaturas chegaram a -13 ºC, com sensação térmica ainda mais baixa.
Naquela ocasião, o desfile presidencial foi cancelado devido ao frio extremo.