Categories: Cidades

Detran pega no bafômetro 129 motoristas alcoolizados durante o feriado de Ano-Novo

Dados preliminares divulgados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) mostram que, entre a noite de 29 de dezembro e a madrugada dessa terça (2), 129 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante ou por se recusarem a realizar o teste do etilômetro.

Durante a Operação Boas Festas, os agentes de trânsito também flagraram 50 condutores dirigindo sem habilitação, 24 sem o uso do cinto de segurança, 68 utilizando ou segurando o celular enquanto dirigiam, e 12 motocicletas com escapamentos irregulares. Ao todo, 49 veículos e motocicletas foram levados aos depósitos da autarquia.

A presença dos agentes de trânsito nas vias durante esse período festivo visa evitar que condutores imprudentes provoquem acidentes graves e mortes no trânsito. Por isso, manteremos a intensificação até o próximo final de semana, uma vez que muitas pessoas ainda estão de recesso e, infelizmente, optam por dirigir após consumir bebidas alcoólicas”, destacou o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias Silva.

As ações, realizadas sob a forma de blitze, abrangeram todas as regiões administrativas do DF, contando com agentes em veículos e motocicletas operacionais, além da presença da equipe da aeronave do departamento.

A Operação Boas Festas foi lançada pelo Detran-DF em 30 de novembro e continuará até 7 de janeiro, com um total programado de 1.330 ações de fiscalização. O foco da operação é garantir a segurança viária durante esse período das festas, intensificando as medidas destinadas a coibir motoristas que dirigem sob a influência de álcool, um dos principais fatores de risco para acidentes fatais.

Dada a elevação do consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades de fim de ano, a fiscalização se torna crucial para minimizar os potenciais riscos à população. As pessoas estão confraternizando e ficam mais propícias ao consumo de álcool, mas felizmente o hábito de beber e dirigir vem culturalmente diminuindo, com a geração que já nasceu com a nova lei. Além disso, as pessoas vêm adquirindo consciência, usando medidas como o amigo da vez e o motorista por aplicativo”, observa Farias.

Agência Brasília

Posts Recentes

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Autor diz que vetos impedem campanhas de conscientização e punição de racistas

9 horas ago

Lira marca votação da regulamentação da reforma tributária para quarta (10)

Presidente da Câmara comentou sobre inclusão de proteínas na cesta básica

9 horas ago

Moraes nega liberdade a acusados pela morte de Marielle Franco

Trio segue preso para não atrapalhar investigações e processo

10 horas ago

Filhote de onça encontrado em Formosa (GO) se recupera em hospital público silvestre

No local, animal está sendo submetida a exames de rotina e segue dieta para ganho…

11 horas ago

De olho nas atrocidades, MPDFT acompanhará trâmites do PPCub

Procurador-geral de Justiça criou grupo de trabalho para garantir preservação de Brasília

11 horas ago

Antônio Geraldo: “Doenças mentais na era das mídias sociais”

Psiquiatra aborda um pouco sobre o impacto da era digital na saúde mental

11 horas ago