GPS Brasília comscore

Detran intensifica esforços para revitalizar faixas de pedestres no DF

Atual fase prioriza a revitalização das passagens nas proximidades de escolas e instituições de ensino
Faixas de pedestres são revitalizadas no DF
Faixas de pedestres são revitalizadas no DF | Foto: Detran-DF

Compartilhe:

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está concentrando esforços na revitalização das faixas de pedestres, com o intuito de promover maior segurança no tráfego viário da capital do país.

Desde o início deste ano, o órgão tem se empenhado em um programa contínuo de manutenção, buscando preservar não apenas a estética, mas principalmente a funcionalidade desses elementos cruciais para a segurança de pedestres e condutores.

Mesmo diante de desafios como as chuvas, o Detran tem conseguido revitalizar dezenas de faixas de pedestres diariamente. Com um total de 4.471 faixas espalhadas pelo Distrito Federal, o mapeamento realizado pela Engenharia de Trânsito do órgão demonstra que a maior parte delas se encontra em bom estado de conservação, porém, algumas demandam intervenção.

Na atual etapa, a prioridade é revitalizar as faixas próximas às escolas e instituições de ensino, conforme explicou o diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento.

“Estamos atentos aos pontos mais críticos, mas dando prioridade às faixas próximas às escolas. Nesse período de volta às aulas é importante que a sinalização esteja perfeita para trazer mais segurança no trânsito para todos”, disse.

A diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Marlúcia Lima Camello, ressalta o compromisso das equipes que trabalham diariamente nas ruas.

“Para a execução do serviço é preciso que o asfalto esteja seco. Então, por mais que temos todas as condições para atender a demanda, quando há chuva, precisamos dar uma pausa e aguardar o momento ideal, com condições técnicas adequadas à aplicabilidade do produto para obtermos a adesão certa”, explicou.

O respeito à faixa de pedestre é uma questão central nas políticas de segurança viária do Distrito Federal. Com 27 anos de implementação, esse conceito tem se traduzido em resultados positivos, com uma redução significativa no número de mortes de pedestres em faixas não semafóricas, conforme dados do Detran-DF.

Ações educativas são fundamentais nesse processo, com blitzes, palestras e material informativo que reforçam a importância do correto uso da faixa de pedestres, inclusive em contextos como o combate à condução sob efeito de álcool.