O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou, nesta sexta-feira (14), a Instrução nº 180 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estabelecendo o prazo para o pagamento da taxa de licenciamento 2025 dos veículos registrados na capital. Os vencimentos ocorrem entre os dias 24 e 28 de fevereiro, de acordo com o algarismo final da placa dos automóveis.
O valor da taxa é de R$ 102 para todos os tipos de veículos. O pagamento pode ser realizado em uma das cinco instituições financeiras credenciadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco de Brasília (BRB), Bradesco e Sicoob. Além disso, lotéricas também estão habilitadas para receber os valores.
A taxa de licenciamento já está inclusa no boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enviado ao endereço cadastrado do proprietário por meio dos Correios.
No caso de veículos com mais de 15 anos, que são isentos do IPVA, os proprietários não receberão o boleto em casa. Para efetuar o pagamento, é necessário acessar o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços da autarquia para consultar os débitos e emitir a guia de pagamento. Outra opção é comparecer a um posto de atendimento do Detran-DF ou do Na Hora para a impressão do documento. Nos postos do Na Hora, o atendimento é por ordem de chegada, enquanto nos postos do Detran-DF é necessário agendamento prévio.
A regularização do veículo exige, além do pagamento da taxa de licenciamento, a quitação do IPVA e de eventuais débitos pendentes, como multas. Após a regularização, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2025 poderá ser emitido pelo Portal de Serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.
Golpes
O Detran-DF reforça que não envia boletos da taxa de licenciamento por e-mail. Os proprietários devem ficar atentos para evitar golpes relacionados a boletos falsos.