Desenrola está disponível para negociação de dívidas com pessoas físicas e jurídicas

Foto: Freepik

Já está disponível o sistema do programa “Desenrola” , que concede descontos a pessoas físicas e jurídicas que têm dívida com autarquias e fundações públicas federais. A partir desta terça-feira (22/10), os interessados em negociar esses débitos podem acessar o sistema do programa “Desenrola” e contar com condições mais favoráveis, como parcelamento e abatimento de juros e multas.

As transações dessa etapa do “Desenrola” preveem descontos que variam de 5% a 70%, dependendo do perfil do devedor e do tempo de inscrição em dívida ativa. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados em até 145 meses.

Os requerimentos serão submetidos por meio do sistema Super Sapiens, da Advocacia-Geral da União (AGU), mediante o preenchimento e envio do formulário eletrônico “Aderir à transação extraordinária do art. 22 da Lei nº 14.973/2024”. O acesso ao Super Sapiens pode ser feito neste endereço: https://supersapiens.agu.gov.br/.

Ao acessar o link, é preciso fazer o login pela conta gov br. Feito o login, o interessado acessa a página do Supersapiens. No lado esquerdo há um menu em que deve ser acessado o item “protocolo”. É aberta a página de processos. Nela, basta clicar em “criar” e fazer a escolha do tipo de processo no lado direito da página.  A transação é a primeira opção (Transação extraordinária da Portaria AGU 150/2024). O devedor, então, preenche as informações e adere ao programa. Há também a opção de receber informações sobre os débitos. 

O edital estabelece os procedimentos para pedir a adesão ao programa. Essa participação poderá ser requerida até as 19h de 31 de dezembro deste ano. Acesse aqui a íntegra do documento.

A expectativa é de que, até o final do ano, sejam arrecadados cerca de R$ 4 bilhões por meio das negociações realizadas pelo programa.

Página disponível

Os usuários interessados podem obter mais informações sobre esta fase do “Desenrola” por meio de uma página criada pela AGU, a qual pode ser acessada por este link. Nessa página, além do acesso ao sistema, os interessados poderão consultar os débitos, os modelos de documentos, o edital e a legislação sobre o tema.

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Relacionados.

Copom alerta para prolongamento do ciclo de alta da Selic

Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais

Vendas no comércio crescem 0,5% em setembro e igualam patamar recorde