Em 2021, após emergir do seu primeiro período de isolamento devido à Covid-19, Maíra Gadelha deparou-se com uma história cativante que se transformaria no livro “A Dona Pomba“. Inspirada por uma pomba que construiu um ninho em seu pé de acerola, Maíra deu vida a um conto simples, repleto de referências de sua própria experiência como mãe. Entretanto, a revelação subsequente a surpreendeu: a Dona Pomba era, na verdade, ela mesma. Esse insight desencadeou uma busca pela realização, marcando o início de uma nova fase em sua vida.
A paixão de Maíra por histórias chegou ao seu auge ao praticar a leitura em voz alta para os filhos. Esses momentos evoluíram, incorporando novas vozes, expressões faciais, e risos, transformando as noites de leitura em experiências ainda mais prazerosas. Essa redescoberta pessoal impulsionou Maíra a buscar parcerias, levando-a a encontrar Camila Mamede.
Camila, ao ler o texto de Maíra, identificou-se com a Dona Pomba em sua própria jornada materna. Aceitando o desafio, tornou-se coautora do livro, contribuindo com suas habilidades como ilustradora. Sua colaboração não se limitou às páginas do livro; Camila compartilhou a história encantadora de um ninho de beija-flor em seu escritório, inspirando ainda mais a conexão entre as duas autoras.
Após um ano de desenvolvimento, o projeto finalmente saiu da gaveta com o apoio fundamental da mãe de Maíra, da agência Gabinete C – da qual Maíra é sócia – e da diretora de arte Clarissa Teixeira. Esta última não apenas cuidou do projeto gráfico, mas também impulsionou Maíra a persistir na empreitada. Com a colaboração dedicada de profissionais da Gabinete C e parceiros fornecedores de excelência, tanto o livro quanto seus subprodutos estão sendo concebidos com esmero.
Financiamento
Em busca de apoio, Maíra e Camila lançaram uma campanha de financiamento coletivo para tornar a história duradoura e levá-la a diversos lares, escolas e dimensões. A intenção é imprimir o livro, compartilhá-lo com o maior número possível de pessoas e celebrar o seu nascimento com uma festa de lançamento em Brasília.
A campanha está sendo feita pela plataforma cartase e para ajudar basta clicar neste link. No site, há ainda informações sobre o custo das impressões. Até a publicação desta matéria, a vaquinha já havia atingido R$ 2.946, tendo o apoio de 52 pessoas.