Categories: Cotidiano

“Desastroso”: Jader Filho critica Casa Verde e Amarela

O **ministro das Cidades, Jader Filho**, afirmou nesta terça-feira, 3, que sua equipe irá trabalhar para retomar imediatamente o programa Minha Casa Minha Vida. Segundo ele, o desmonte do programa habitacional no governo de Jair Bolsonaro, que foi substituído pelo **Casa Verde e Amarela, foi absolutamente “_desastroso_”**.

“_Precisamos reconstruir quase tudo nessa pasta, a começar pelo Minha Casa Minha Vida, um programa tão importante, mas que, infelizmente, havia sido descontinuado_”, disse em evento de posse do cargo.

Em seu discurso, o primeiro no cargo, o ministro **fez um aceno a Estados, municípios e Congresso Nacional ao afirmar que é necessário refazer o pacto federativo**, com base no diálogo com governadores, prefeitos e parlamentares. Os investimentos e recursos serão destinados de acordo com a necessidade de cada região. “_O que é preciso fazer no Nordeste é diferente do que se precisa fazer na Amazônia, no Rio Grande do Sul_”, exemplificou.

Jader citou ainda que a pasta está trabalhando em um **inventário sobre as obras no País**. Ele afirmou que as paradas precisam ser retomadas o mais rápido possível e que é necessário dar continuidade ao que já está em curso.

“_Eu e minha equipe precisamos reconstruir um dos ministérios mais importantes da Esplanada, um ministério que alcança o dia a dia das pessoas, onde elas moram_”, disse, afirmando que tem o desafio de ter um governo participativo, que esteja aberto a movimentos sociais. Ele anunciou que a pasta passará a contar com uma **Secretaria Nacional de Política para Territórios Periféricos**.

**Saneamento**

Jader Filho afirmou que o governo **não irá limitar o investimento privado no saneamento, mas sim incentivá-lo**. A declaração foi dada após o ministro citar a aprovação do Marco Legal do Saneamento em 2020 pelo Congresso, durante discurso de cerimônia de posse como ministro da pasta que cuida de saneamento, habitação e mobilidade.

Ele ponderou, contudo, que **o poder público irá agir em áreas que não despertam interesse da iniciativa privada para ofertar os serviços de água e esgoto**. “_Não vamos limitar investimento privado no saneamento, vamos incentivar. Mas sabemos que em muitas áreas do País não há interesse da iniciativa privada, então nessas áreas o poder público precisa agir, nós vamos agir_”, disse Jader Filho. Ele não mencionou detalhes sobre o **novo marco legal do saneamento**, como a questão que causou confusão no setor nesse início de governo, referente ao papel da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) na edição de normas de referência para o setor.

No discurso, Jader Filho ainda citou a necessidade de **aprimoramento da mobilidade urbana** e de atualização da frota. “_Desafio pela frente é gigantesco, mas isso nos mais forças, trabalharemos de forma incansável_”, disse. A posse do ministro foi repleta da presença de autoridades e parlamentares. O ex-presidente José Sarney (MDB) também compareceu. Além de Jader Filho, discursou na solenidade o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que é irmão do novo ministro de Cidades.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado (5)

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança

14 minutos ago

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

8 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

8 horas ago

Pesquisa: 40% dos brasileiros acreditam que aparência física pode afetar futuro individual

Entrevistados também acreditam que sucesso no relacionamento está atrelado aos cuidados pessoais

9 horas ago

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde

9 horas ago

Detran alerta motoristas sobre riscos no trânsito com a chegada das chuvas

Autarquia divulgou vídeo no YouTube com orientações e vai desenvolver ações educativas

10 horas ago