GPS Brasília comscore

Desaprovação do governo Lula atinge maior nível desde janeiro de 2024, diz pesquisa AtlasIntel

Aumento na taxa de desaprovação chega a 51,4%, enquanto aprovação diminui para 45,9%; Lula segue na liderança em cenários

A pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (11/2), revelou um aumento significativo na desaprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O índice de desaprovação subiu para 51,4%, um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro de 2024, quando a taxa foi de 49,8%.

Com isso, o governo do presidente Lula registra a maior desaprovação desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2024. Da mesma forma, a taxa de aprovação do governo caiu para 45,9%, uma redução de 1,9 ponto percentual comparado ao mês passado, quando o índice era de 47,8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025 e ouviu 3.125 pessoas por meio de recrutamento eletrônico, com uma margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A pesquisa também abordou a avaliação geral do governo, e os resultados indicam um quadro de crescente insatisfação com a gestão petista. A avaliação negativa (ruim ou péssima) do governo Lula atinge 46,5%, enquanto 37,8% consideram a gestão ótima ou boa, e 15,6% a classificam como regular. Apenas 0,1% não souberam ou não responderam.

Os números representam a maior taxa de avaliação negativa desde janeiro de 2024, destacando uma piora no quadro ao longo do tempo. Comparando com a gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL), o governo Lula ainda é melhor avaliado por uma parcela da população.

Para 48,5% dos entrevistados, a administração de Lula é considerada melhor que a de Bolsonaro, enquanto 45,8% apontam que o governo petista é pior, e 5,7% acreditam que ambos os governos são iguais.

Apesar do aumento na desaprovação e da piora da avaliação do governo, o presidente Lula continua liderando ou empatando tecnicamente em todos os cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026.

O atual presidente segue à frente de possíveis concorrentes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Pablo Marçal (PRTB).

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Tensões emocionais profundas podem se transformar em manifestações físicas reais …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.