O deputado distrital Fábio Felix (PSol) ingressou com um requerimento, nesta sexta-feira (10), para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos tenha acesso ao processo que corre sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O inquérito investiga Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral, registrados durante uma reunião com representantes da diplomacia de países aliados. O encontro ocorreu em julho do ano passado.
“Considerando que os atos antidemocráticos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023 objetivaram impedir a alternância de poder, as informações relativas ao inquérito guardam estreita relação com os fatos objetos da presente investigação, razão pela qual são requeridas ao Tribunal Superior Eleitoral”, justificou o deputado.
Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que o TSE colha depoimento de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF.
O ministro Benedito Gonçalves quer ouvir Torres a respeito do seu eventual envolvimento na reunião, assim como a chamada “minuta do golpe”, documento que sugeria uma intervenção no TSE para alterar o resultado das eleições.
A ação pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.