Deputado propõe moção de repúdio pelos ataques racistas contra Vinícius Jr

O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (sem partido) protocolou, nesta segunda-feira (22), uma moção de repúdio junto à Liga Nacional de Fútbol Profesional (La Liga) e ao Governo da Espanha pelos insultos racistas praticados contra o jogador Vinicius Junior

 

O caso ocorreu no domingo (21), durante a partida entre os times do Valencia e Real Madrid, realizada pela 35º rodada do Campeonato Espanhol. A repercussão desses atos criminosos no estádio foi mundial.

 

SAIBA MAIS: Vinicius Junior é alvo de racismo em jogo do Real Madrid
 

É admissível e intolerável que, em pleno século XXI, após séculos de lutas do movimento negro contra a discriminação racial e étnica ainda ocorram relatos dessa natureza, que violam os princípios fundamentais dos direitos humanos“, disse o deputado.

 

O atacante Vinicius Junior fez uma publicação no Instagram para criticar a LaLiga, associação que organiza o Campeonato Espanhol, por não tomar providências diante de episódios do tipo. Vídeos feitos nas arquibancadas do Estádio José Zorrilla, onde o Real Madrid venceu o Valladolid por 2 x 0 na sexta-feira (30), mostram torcedores do time adversário imitando sons de macacos guinchando. Alguns também usaram o insulto racista “mono”, macaco em espanhol, para ofender o brasileiro.

Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto, e a LaLiga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando minhas vitórias e do Real Madrid. No final, a culpa não é minha“, escreveu o jovem de 22 anos em publicação na sua página oficial do Instagram.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou os ataques e cobrou posicionamento oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O Cristo Redentor, monumento localizado no Rio de Janeiro, também foi apagado como forma de protesto contra o ocorrido.
 

Relacionados.

Assessor de Bolsonaro sobre participação de filiado ao PL em bombas: “Malucos em todos os lugares”

“Esperamos que seja um lobo solitário”, declara Celina Leão após explosões próximas ao STF

“Muito grave”, declara Ibaneis Rocha após explosões na Praça dos Três Poderes