GPS Brasília comscore

Deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF por suspeita de desvio de emendas no Ceará

Operação investiga esquema milionário de desvio de emendas, uso de empresas de fachada e compra de votos

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a operação Underhand, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações e manipulação eleitoral envolvendo o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados, em sua residência oficial em Brasília e em sua casa no Ceará. A ação foi autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, que também determinou o bloqueio de R$ 54,6 milhões de investigados, incluindo pessoas físicas e jurídicas ligadas ao caso.

Segundo a PF, o esquema teria atuado em cerca de 50 municípios cearenses, com a destinação de emendas parlamentares para prefeituras em troca de comissões. O dinheiro era supostamente “lavado” por meio de empresas de fachada e utilizado para compra de votos e financiamento de campanhas eleitorais, especialmente nas eleições de 2024. Um dos principais operadores seria o prefeito de Choró, aliado próximo de Júnior Mano, que está foragido da Justiça. A investigação começou após denúncia da ex-prefeita de Canindé, que relatou práticas ilícitas envolvendo o deputado e seus aliados.

 

Carreira política

Júnior Mano, de 40 anos, é natural de Nova Russas, onde iniciou a carreira política como vice-prefeito em 2016. Foi eleito deputado federal em 2018 e reeleito em 2022 com mais de 216 mil votos. Em 2021, chegou a ser declarado inelegível pelo TRE do Ceará por abuso de poder político, mas a decisão foi revertida no TSE. Em 2024, foi expulso do PL por apoiar a campanha do petista Evandro Leitão à prefeitura de Fortaleza, concorrendo contra André Fernandes, colega de partido na época. Após a expulsão, filiou-se ao PSB, com apoio do senador Cid Gomes para uma eventual candidatura ao Senado em 2026.

O parlamentar nega qualquer envolvimento com o esquema. Em nota, declarou que “não tem participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos”, e afirmou confiar nas instituições e na Justiça. A defesa diz esperar que todos os fatos sejam esclarecidos “o mais breve possível, com respeito ao devido processo legal e à ampla defesa”. Júnior Mano deve ser ouvido ainda esta semana, e seu partido, o PSB, afirmou acompanhar o caso com atenção.

A PF descreve a rede como uma “estrutura política e financeira sofisticada”, voltada à corrupção institucionalizada, caixa dois e influência eleitoral em larga escala.

Veja também

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.