GPS Brasília comscore

Deputado invade reunião e detona explosivos na Ucrânia

O deputado explodiu três granadas, ferindo 26 pessoas e matando uma
Foto: Reprodução / Redes sociais

Compartilhe:

Na manhã desta sexta-feira (15), durante uma reunião em um prédio do conselho na cidade de Transcarpátia, na região de Zakarpattia, no oeste da Ucrânia, um deputado, identificado pela imprensa ucraniana como Serhii Batryn aliado de Volodymyr Zelensky, invadiu uma reunião de uma prefeitura e explodiu três granadas, ferindo 26 pessoas e matando uma.

O presidente da Ucrânia ainda não se pronunciou sobre o assunto. O deputado, de acordo com meios locais, tem postado vídeos se queixando de políticos da cidade.

Segundo autoridades locais, 26 pessoas ficaram feridas, seis dessas em estado grave, e um dos feridos é o próprio autor do ataque. O deputado interrompeu um debate, falando ao mesmo tempo que outra pessoa, tirou a tampa de uma granada, jogando-a no chão e depois repetindo a operação com pelo menos dois outros explosivos.

O Serviço de Segurança da Ucrânia abriu um processo investigativo para apurar as motivações. A principal teoria é de que se trata de um ataque terrorista.

Contexto do ataque

O governo ucraniano tenta conquistar mais verbas dos países ocidentais, pois precisa financiar a operação contraofensiva em territórios dominados pelos russos na Ucrânia. Nessa semana, os Estados Unidos não aprovaram um pacote de mais de U$100 bilhões em ajuda militar para a Ucrânia, proposto pelo presidente Joe Biden. Os deputados dos EUA têm demonstrado cada vez mais resistência em financiar a guerra da Ucrânia.