GPS Brasília comscore

Deputado Duarte Jr. rebate críticas de Mara Gabrilli sobre o novo Código Brasileiro de Inclusão

A assessoria do parlamentar enviou uma nota ao GPS|Brasília

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, Duarte Jr. (PSB-MA), respondeu às declarações da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) sobre o Projeto de Lei 1584/2025, que institui o Código Brasileiro de Inclusão (CBI). O parlamentar negou que a proposta represente retrocessos e defendeu a iniciativa como um avanço na consolidação dos direitos das pessoas com deficiência.

Segundo Duarte Jr., o projeto “não revoga a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nem qualquer outro dispositivo legal”, como alegado por Gabrilli. Ele afirma que o texto está em “absoluta conformidade com o artigo 212 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados e com a Lei Complementar nº 95/1998”, que regulam a consolidação de leis.

“É expressamente proibida a revogação, a criação de novos dispositivos e quaisquer alterações que prejudiquem os direitos já conquistados”, destacou.

O deputado também afirmou que o novo código atende a uma demanda dos movimentos sociais representados na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. De acordo com ele, a proposta visa atualizar termos considerados capacitistas ainda presentes em legislações antigas, como “pessoa com defeito” e “portador de deficiência”. 

Duarte Jr. contestou ainda a afirmação de Gabrilli de que não teria sido procurada para discutir o projeto. Ele garantiu ter feito tentativas de contato, inclusive nessa segunda-feira (5), sem sucesso. 

Uma audiência pública agendada para esta terça-feira (6) é, segundo o deputado, mais uma prova de que o projeto está sendo construído de forma participativa. Mais de 700 movimentos sociais estão confirmados no encontro. “Ouvir e dialogar para construir. Afinal, ele acredita e pratica o lema: ‘Nada sobre nós, sem nós’”, pontuou a nota divulgada pela assessoria.

Duarte Jr. criticou o que chamou de “disputa de protagonismo” em torno de questões técnicas, e afirmou que sua atuação na pauta da inclusão é marcada por compromisso real, lembrando que já enfrentou orientações do próprio governo para barrar retrocessos no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.