O deputado distrital Fábio Felix (PSol) classificou como “vergonhosa” a carta do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No documento, o titular do Palácio do Buriti rebate a afirmação do norte-americano de que Brasília está entre as capitais mais violentas do mundo.
O parlamentar afirma que, no documento, Ibaneis “tenta culpar o governo Lula e a esquerda pelos ataques que o presidente dos EUA fez contra Brasília, em postura que beira a bajulação”.
“Vergonhosa a carta que Ibaneis enviou a Donald Trump”, defende.
Felix critica o “tom oficial adotado pela Secretaria de Segurança”. Segundo o deputado, a declaração do presidente dos EUA, que usa dados errados para ranquear Brasília entre as capitais mais violentas do mundo, “não tem nada de positiva e precisa ser rechaçada com firmeza”.
“Sempre tão rápido para atacar o governo federal e se alinhar a outros governadores bolsonaristas, Ibaneis se mostra incapaz de ter firmeza e coragem quando a cidade que administra é pintada como violenta por um presidente de extrema direita”, argumenta o parlamentar.
Entenda
Nesta segunda-feira (11), Trump anunciou a federalização da segurança pública em Washington, declarando estado de emergência na capital americana e enviando cerca de 800 soldados da Guarda Nacional para reforçar o policiamento local.
Em seu discurso, o republicano justificou a medida ao afirmar que a cidade enfrenta uma escalada da violência, comparando Washington a outras capitais que, segundo ele, têm altos índices de criminalidade, entre elas Brasília, Bagdá, Bogotá e Cidade do Panamá.
Em resposta diplomática, o governador Ibaneis Rocha enviou uma carta ao republicano rebatendo a declaração. No documento, o chefe do Executivo apresenta dados oficiais e destaca as políticas integradas de segurança e assistência social adotadas no Distrito Federal.