O deputado distrital Max Maciel (PSol) alertou, na noite desta segunda-feira (6), que usuários continuam relatando a falta de ônibus, mesmo após a decisão do Sindicato dos Rodoviários de encerrar a greve no transporte público local.
“Estamos recebendo muitos relatos de falta de ônibus, mesmo nos locais que não são atendidos pela Marechal (que continua em greve). Algumas pessoas que conseguiram voltar de carona nos relatam não ter visto nenhum rodando ao longo do caminho. E aí? Tem ônibus ou não?”, questionou o parlamentar nas redes sociais.
A categoria decidiu, mais cedo, suspender a greve no transporte público no DF. O sindicato optou por aceitar a proposta feita pelo GDF e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que promete retomar a negociação por melhorias nos salários com as empresas de ônibus.
O acordo visava a retomada dos trabalhos a partir das 19h desta segunda-feira, e tem a expectativa do retorno de toda a frota de ônibus nas ruas a partir de amanhã.
Na semana passada, as empresas de transporte coletivo haviam proposto um aumento salarial de 5,33%, juntamente com melhorias nos benefícios de plano de saúde e odontológico. Além disso, ofereceram um aumento de 8% no valor do vale-alimentação e de 10% na cesta básica. No entanto, a categoria sindical recusou a oferta.
O sindicato comunicou aos trabalhadores que o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que não dispõe de recursos orçamentários para atender ao pedido da categoria de um aumento salarial de 8%.
Veja:
🚨
Estamos recebendo muitos relatos de falta de ônibus, mesmo nos locais que não são atendidos pela Marechal (que continua em greve).Algumas pessoas que conseguiram voltar de carona nos relatam não ter visto nenhum rodando ao longo do caminho.
E aí? Tem ônibus ou não? 🚨
— Max Maciel 🧢 (@maxmacieldf) November 7, 2023