A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) revelou, nesta quarta-feira (12), a tabela elaborada pela Secretaria de Saúde que servirá para nortear a implementação piso dos técnicos de enfermagem e enfermeiros do Distrito Federal.
Os valores foram uma resposta a um requerimento de informações apresentado pela parlamentar para a pasta local.
“Conseguimos em primeira mão ter acesso à previsão de como ficará a tabela após a vencimentos dos servidores da SES-DF reajustada com a implementação do Piso Nacional da Enfermagem aqui no Distrito Federal“, afirmou a parlamentar.
Veja o vídeo da distrital e de Jorge Henrique, presidente do Sindicato dos Enfermeiros:
Piso
Segundo a deputada, nacionalmente, a proposta será encaminhada ao Congresso por meio de um projeto de lei, não mais como medida provisória.
“A tabela é um cálculo que a Secretaria de Saúde entende de como o reajuste deve ser aplicado no Distrito Federal. Para que seja efetivo, a gente precisa que o governador regulamente, quando acontecer a aprovação no Congresso Nacional“, disse.
Dayse Amarilio afirmou que a aprovação pode ocorrer a qualquer momento, durante uma sessão conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
“Já estou fazendo a indicação para que o governo possa mandar a reestruturação dos enfermeiros e técnicos em enfermagem com base nessa definição federal aqui no DF. Lembrando que esse orçamento vem do governo federal. Lógico que tem algum impacto aqui, é pouco que eu estou calculando, porque tem a questão do crescimento vegetativo de algumas gratificações, mas de uma maneira geral, um impacto maior é federal mesmo. E isso é como a Secretaria de Saúde se manifestou na solicitação de requerimento de informação de como ela acha que o piso deve ser implementado aqui“, emendou.
Veja a tabela: