GPS Brasília comscore

Deputada quer responsabilizar referência favorável à ditadura e à escravidão

Um **projeto de lei apresentado pela deputada federal Talíria Petrone (PSol-RJ) propõe alterar o Código Penal para tratar como crimes atos que fazem referência à ditadura e à escravidão**.

A proposta é inspirada na “Ley 20/2022, de Memoria Democrática”, aprovada na Espanha, e **tenta proibir atos públicos atentatórios à memória democrática e à luta contra a escravidão**.

De acordo com o texto, **os autores de tais atos cumprirão penas restritivas de direito, incluindo participar de formação sobre o tema**.

Na Espanha, a Lei foi aprovada em outubro deste ano e regulamenta o combate a manifestações favoráveis a regimes autoritários e ditatoriais.

“_É fundamental que a exaltação de determinados eventos históricos e seus personagens não sejam admissíveis, pois tratam-se de crimes estatais que extrapolam o que é legal e o que é tolerável para essa sociedade_”, destacou a parlamentar.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.