Categories: Caio Barbieri

Deputada denuncia “assédio moral” contra diretora de escola pública do DF

A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) denunciou, durante sessão da Câmara Legislativa (CLDF) desta terça-feira (8), um possível caso de “assédio moral” envolvendo um suposto secretário do governo local e uma diretora de escola pública do Plano Piloto.

Segundo a parlamentar, o secretário, o qual não teve o nome divulgado, teria ameaçado processar a diretora após ela relatar problemas na confecção dos uniformes escolares, fornecidos para os alunos de 6 a 11 anos.

As vestimentas teriam tamanhos maiores do que os dos beneficiados pela rede pública, tendo em vista a idade de atendimento da unidade.

Paula Belmonte afirmou que o suposto integrante do governo teria feito a ameaça por telefone, após a diretora da Escola Classe 314 Sul denunciar que os uniformes entregues teriam tamanhos inadequados, maiores do que os solicitados.

O tamanho fora do padrão exigiria o descarte das vestimentas, já que todos os uniformes seriam para crianças e teriam vindo com o nome da escola estampado nos conjuntos.

A empresa responsável pelo fornecimento, possivelmente com sede em Santa Catarina (SC), segundo Belmonte, teria sido contratada por licitação, mas os tamanhos enviados seriam desproporcionais às medidas solicitadas para os pequenos matriculados.

No plenário, a deputada ainda destacou que a denúncia foi feita durante uma visita de fiscalização a várias escolas do Distrito Federal na última semana, ação que a parlamentar diz costumar realizar para verificar as condições das unidades, como merenda e infraestrutura.

“Não vou permitir que um secretário me ligue e ameace processar uma diretora de escola por denunciar a confecção errada de uniformes escolares que os alunos não conseguem usar, a essa altura do ano”, declarou a deputada no plenário.

Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) afirmou que, até o presente momento, não possui conhecimento de qualquer denúncia formal de assédio moral envolvendo servidores relacionado à questão da confecção e entrega de uniformes. Ressaltaram que “o respeito ao ambiente escolar e a integridade dos profissionais que atuam nas escolas públicas são valores centrais para a nossa gestão.” Leia na integra: 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) esclarece que, até o presente momento, não possui conhecimento de qualquer denúncia formal de assédio moral envolvendo servidores relacionado à questão da confecção e entrega de uniformes. Ressaltamos que o respeito ao ambiente escolar e a integridade dos profissionais que atuam nas escolas públicas são valores centrais para a nossa gestão.

No que se refere aos uniformes, a SEEDF informa que todos os processos relacionados à confecção, distribuição e eventuais problemas com os tamanhos dos uniformes são acompanhados pela área técnica responsável, garantindo que os produtos atendam aos padrões estabelecidos e que qualquer desconformidade relatada seja prontamente solucionada.

Importante registrar, que em casos de entregas de uniformes com tamanhos errados nas unidades de ensino, há orientação para que a Direção não receba e informe ao setor responsável, que adotará as medidas pertinentes para solucionar o problema. Isso vale para qualquer entrega que não corresponda com o pedido original.

A Pasta informa, ainda, que mesmo quando seja detectado erro nos uniformes, após a entrega na escola, a direção deverá proceder à devolução, informando ao setor responsável para as devidas providências.

Por fim, a SEEDF ressalta que adota todas as medidas pertinentes quando recebe denúncias de qualquer natureza. Essas são devidamente apuradas pelo setor correcional, assegurando que os procedimentos legais e administrativos sejam seguidos rigorosamente, garantindo transparência e respeito às partes envolvidas.

 

Assista ao vídeo responsável pela polêmica:

 

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Série derivada de Orgulho e Preconceito é produzida pela BBC

Ainda não há detalhes do elenco, nem previsão de estreia de A Outra Irmã Bennet

12 minutos ago

Tendências mais quentes das fashion weeks

Saiba quais são as seis principais tendências para o próximo verão, vistas na última temporada…

21 minutos ago

Anatel notifica prestadoras para que permitam acesso ao X

Autorização para retomada das atividades da rede social foi concedida pelo STF

28 minutos ago

Dia das Crianças: confira opções de presentes inusitados

De veículos elétricos a maquiagem, existe uma variedade enorme de produtos diferentes que as crianças…

1 hora ago

Resultado do bloco 4 do CNU foi liberado

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou autorização para distribuir os resultados por meio de recurso

2 horas ago

IBGE vai medir peso das bets nos gastos dos brasileiros

Pesquisa também medirá uso do tempo dos brasileiros

2 horas ago