A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) fez um balanço revelador de seu primeiro ano como parlamentar nesta quinta-feira (21). Com um saldo positivo, ela ressalta a necessidade contínua de ações, mesmo diante das inúmeras realizações já conquistadas.
Para o ano de 2024, Dayse assume a Procuradoria da Mulher da Câmara Legislativa e mantém o foco na defesa das pautas femininas no DF e Entorno. Além disso, continua seu trabalho legislativo e de fiscalização para garantir a aplicação adequada dos recursos públicos.
“Como profissional de saúde, professora e usuária do SUS, sei da importância de investir em políticas públicas voltadas para a saúde de forma abrangente”, enfatiza a deputada. “Trabalhei em ações que abordaram desde a educação e esporte até a atenção à saúde da terceira idade, saúde mental nas escolas e ações direcionadas à saúde da mulher, entre outras iniciativas”, complementa.
Segundo a deputada, foram apresentadas 657 proposições, incluindo projetos de lei, projetos de lei complementar, propostas de emenda à Lei Orgânica, indicações, requerimentos de informação, moções e projetos de decreto legislativo.
Amarilio também participa de 81 frentes parlamentares e destacou-se pela defesa do Piso Nacional da Enfermagem no DF, além de presidir a Comissão de Assuntos Sociais da Casa.
Até agora, Dayse teve dois projetos sancionados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e outros dois que aguardam a decisão do titular do Palácio do Buriti. Entre os que viraram lei, o que cria diretrizes para a implantação da Política Distrital de Primeiro Emprego para Enfermeiros e cuidados à mulher em uso abusivo de álcool.