A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) lançou, nesta quinta-feira (29), um edital para o projeto “10 minutos para salvar uma vida!”, com o intuito de formar agentes multiplicadores e um grupo de embaixadores responsáveis por ajudar a disseminar informações sobre o combate à dengue na rede pública de ensino do Distrito Federal.
“A proposta é utilizar a expertise dos estudantes das escolas técnicas da área da saúde para multiplicar os ensinamentos e vencer a batalha contra a dengue”, destacou.
Desde o ano anterior, Dayse, enfermeira especialista em saúde da família e professora na área de saúde, vem alertando sobre a importância da prevenção contra a doença no DF. As ações incluíram a cobrança pela nomeação de agentes de vigilância ambiental em saúde e agentes comunitários de saúde, além de campanhas educativas prévias ao período de chuvas.
Apesar dos esforços, o Distrito Federal enfrenta atualmente uma epidemia de dengue, com mais de 100 mil casos e 55 mortes confirmadas, conforme dados da Secretaria de Saúde.
O cenário de cuidados fez com que Dayse criasse o projeto “10 minutos para salvar uma vida”. O objetivo é incentivar e apoiar projetos relacionados à prevenção e promoção da saúde, com foco no combate à dengue, dentro da rede pública de ensino do DF.
Os projetos devem ser desenvolvidos pelas unidades escolares que oferecem educação profissional na área da saúde, com a intenção de formar multiplicadores e embaixadores para coordenar as atividades de disseminação das informações.
O período para envio dos projetos é de 28 de fevereiro a 8 de março de 2024, por meio deste link. Os projetos selecionados receberão Moção de Louvor e indicação de emenda parlamentar no valor de até R$ 10 mil, além de serem divulgados virtualmente e apresentados na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).