Em 2022, aos 77 anos, o norte-americano **Michael Heizer** ainda se dedica à obra _**City**_, na qual trabalhou durante as últimas cinco décadas. Em **1970** o artista iniciou os trabalhos, em breve aberta ao público, a escultura ocupa o espaço de **um quilômetro e meio de comprimento e quase 800 metros de largura**. A **arquitetura** de civilizações originárias das **Américas** e as construções do **Egito** antigo estão entre as inspirações utilizadas na concepção da **gigante estrutura** edificada no deserto.
![Triple Aught Foundation/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pasted_image_0_3116338ba4.png)
**Rocha, concreto e terra compactada**, esses são os materiais usados na construção de _**City**_, o mais interessante é que a maior parte deles foi extraído nas redondezas. Os paredões e montes que compõem a obra estão localizados em área de proteção pelo **patrimônio nacional**. De acordo com o _The New York Times_, o tombamento da região aconteceu em reação ao projeto de construção de uma ferrovia, que transportaria **resíduos nucleares**.
![Triple Aught Foundation/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pasted_image_0_1_03419ca7cc.png)
O **governo americano** avaliou que visitar o monumento isolado no **deserto** dá aos turistas uma visão distinta para “experimentar e interagir com **Garden Valley**”, região onde está instalado. _City_ pode receber seis pessoas por dia, os moradores de municípios próximos estão isentos de cobrança para a entrada. Os demais curiosos (e corajosos) precisam pagar **USD 150** e encarar uma estrada sem iluminação até a exposição, por isso devem retornar antes do anoitecer. Não existem acomodações ou **sinal telefônico** no lugar.
31