GPS Brasília comscore

Democracia Cristã vai abrigar petebistas insatisfeitos após fusão com Patriota

Os petebistas foram liderados durante anos pelo ex-deputado Roberto Jefferson
Ex-deputado Roberto Jefferson | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ex-deputado Roberto Jefferson | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhe:

O partido Democracia Cristã (DC) anunciou, nesta quarta-feira (6), que poderá acolher líderes e filiados do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o qual foi liderado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (foto em destaque),  que optaram por não seguir na nova sigla, o Partido da Renovação Democrática (PRD), fruto da recente fusão com o Patriota.

A decisão foi tomada após reuniões entre a Executiva Nacional da DC, representada pelo presidente nacional, Eymael, e o secretário nacional, Rubens Pavão, com Otávio Fakhoury, ex-presidente do PTB em São Paulo . O acordo inclui a filiação de membros petebistas em diversos estados, especialmente em São Paulo.

“Este entendimento entre todos dá-se pelo respeito que a Democracia Cristã tem pela história que ambos os partidos, fundados no mesmo ano de 1945, construíram nestes 79 anos da política nacional”, registra nota oficial disparada à imprensa. 

“Sejam bem-vindos petebistas de raízes fortes!”, conclui a nota redigida pela Comissão Executiva Nacional da Democracia Cristã e pela Comissão dos Líderes Petebistas, Novos Democratas Cristãos.

Leia a nota na íntegra: 

A Executiva Nacional da Democracia Cristã, por meio de seu presidente nacional, o deputado federal constituinte Eymael, e o seu secretário nacional, Rubens Pavão, em reuniões realizadas em São Paulo com o ex-presidente do PTB no Estado de São Paulo, Otávio Fakhoury, acordou receber e filiar em seus quadros municipais de São Paulo, bem como de outros estados, líderes e filiados petebistas que não acompanharão o Partido Trabalhista Brasileiro na recente fusão oficializada.

Este entendimento entre todos dá-se pelo respeito que a Democracia Cristã tem pela história que ambos os partidos, fundados no mesmo ano de 1945, construíram nestes 79 anos da política nacional, dentre as quais destacamos:

– O respeito à Constituição que ambos participaram das Assembleias Nacionais Constituintes de 1946 e 1986;
– A defesa dos valores da família;
– As conquistas dos trabalhadores que a Democracia Cristã defendeu e aprovou, pelo constituinte Eymael, na Constituição vigente;
– O respeito mútuo entre os líderes nacionais de ambos os partidos ao longo dessa história, que não pode se apagar;
– Os desafios de ambos os partidos que sempre foram protagonistas no cenário político nacional e que hoje, não por acaso, identificam-se pelas mesmas bandeiras e propostas;
– O profundo trabalho liderado por Otávio Fakhoury e muitos verdadeiros líderes Petebistas nacionais para manterem vivo o espírito do PTB juntos aos Democratas Cristãos do Brasil.

Sejam bem-vindos petebistas de raízes fortes!

Brasília, 27 de fevereiro de 2024

Comissão Executiva Nacional da Democracia Cristã

Comissão dos Líderes Petebistas, Novos Democratas Cristãos

Últimas

Política