Eleito presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ANDPJ), Thiago de Souza Costa tomará posse no comando da entidade nesta terça-feira (14), às 19h, no auditório do complexo da Polícia Civil do DF.
Concursado há há 12 anos, o delegado já ocupou cargos na Corregedoria-Geral de Polícia, foi diretor de Controle Interno da PCDF, também passou pela Assessoria Institucional da PCDF e pela Secretaria de Segurança Pública do DF, quanto também chefiou a Assessoria Jurídico-Legislativa da pasta.
“Pretendo dar seguimento ao processo de amadurecimento institucional da ADPJ, buscando ampliar a base de entidades estaduais associadas e fortalecer a gestão administrativa. No campo de relações institucionais, o objetivo é dar maior visibilidade à ADPJ perante os órgãos e entidades parceiros, fazendo da ADPJ a maior entidade de delegados de polícia do Brasil, o que já é uma perspectiva muito próxima”, disse.
O delegado foi assessor especial da SSP/DF e chefe de gabinete do secretário de Segurança Pública. Além disso, integra a Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo-DF).
“O delegado de polícia tem papel ímpar dentro da esfera do serviço público e da persecução penal. É preciso aproveitar esse potencial e a legitimidade que o delegado de polícia possui enquanto típica autoridade policial, distinguindo-se, nesse campo, das demais carreiras da segurança pública. Além da exclusividade na condução e presidência do inquérito policial, o delegado de polícia deve ampliar sua esfera de atuação. Sem prejuízo de outros instrumentos de fortalecimento da carreira”, pontuou.