GPS Brasília comscore

Delegado Alexandre Saraiva comemora prisão de Carla Zambelli e relembra embate com deputada

Conflito, que foi parar na justiça, começou em 2021 após denúncia por obstrução de investigação ambiental

O delegado federal Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, publicou um vídeo no YouTube na noite dessa terça-feira (29) comemorando a prisão da deputada Carla Zambelli (PL), ocorrida na Itália. Segundo ele, a publicação é uma resposta direta a uma provocação feita pela parlamentar em 2021, quando ela postou a frase: “vamos ver quem ri por último”.

O histórico de confronto entre Saraiva e Zambelli se iniciou em 2021, quando o delegado foi exonerado do comando da PF no Amazonas no mesmo dia em que enviou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na denúncia, Saraiva acusava Salles de obstrução de investigação após a maior apreensão de madeira ilegal da história do Brasil: cerca de 200 mil metros cúbicos de toras, avaliadas em mais de R$ 130 milhões.

Pouco após o episódio, Saraiva foi transferido da superintendência do Amazonas para outra unidade da Polícia Federal. O caso teve grande repercussão e expôs conflitos internos dentro do Governo Federal. Na época, Zambelli se posicionou e publicou em suas redes sociais uma provocação direta ao delegado: “Vamos ver quem ri por último. Onde o Salles estará em dois anos e onde você estará.”

Em 2022, durante uma entrevista à GloboNews, Saraiva chegou a afirmar que Zambelli fazia parte de uma “bancada do crime”, referindo-se a parlamentares que, segundo ele, atuavam em defesa de madeireiros ilegais e contra o combate ao desmatamento na Amazônia. Na ocasião, chamou a deputada de “marginal” e “bandida”.

A deputada processou o delegado por danos morais, alegando que suas declarações violaram sua honra. No entanto, a Justiça do Distrito Federal decidiu a favor de Saraiva, entendimento mantido em instâncias superiores. O tribunal entendeu que os termos usados pelo delegado estavam dentro dos limites da liberdade de expressão e do debate público, dada a sua condição de agente público e o contexto das declarações.

No vídeo publicado nessa terça-feira, Saraiva diz que a gravação é uma resposta especial à frase da parlamentar. Em um dos trechos ele afirma que 

“Estou bebendo esse vinho na intenção da Carla Zambelli, que se encontra presa. Passou um pouco mais de tempo, quatro anos. Mas onde eu estou? Estou em casa, aqui no meio da Mata Atlântica, comemorando essa data. O Ricardo Salles está na Câmara dos Deputados e você está numa cela, na polícia italiana. Desejo a você muitos anos de cadeia”, disse Alexandre.

Confira vídeo na íntegra:

Prisão na Itália

Carla Zambelli foi presa na Itália após ser considerada foragida pela Justiça brasileira. Em maio de 2025, foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por falsidade ideológica e inserção de dados falsos no sistema do CNJ. Desde então, o nome da parlamentar estava incluído na lista de procurados da Interpol e de autoridades brasileiras.

Veja também

Tapa estalou em rede nacional como um grito daqueles que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI