GPS Brasília comscore

Delação de Mauro Cid: Bolsonaro mostrou trechos da minuta do golpe a chefes militares

Em torno do ex-presidente orbitavam três grupos de conselheiros: um conservador, um moderado e um radical

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), disse à Polícia Federal (PF) em acordo de colaboração premiada que a chamada “minuta do golpe” chegou a ser apresentada pelo ex-presidente aos comandantes das Forças Armadas. Segundo Cid, Bolsonaro mostrou apenas os fundamentos a serem implementados, sem mostrar as ordens de prisão do ministro Alexandre de Moraes e a realização de novas eleições.

Teriam participado dessa reunião, no Palácio do Alvorada, o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, do Exército, general Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Batista Júnior. Cid disse que o ex-presidente “queria pressionar as Forças Armadas para saber o que estavam achando da conjuntura”. Ele disse que Garnier era favorável a uma intervenção militar, enquanto Batista Júnior era “terminantemente contra qualquer tentativa de golpe de Estado”, e Freire Gomes “um meio-termo dos outros dois generais”.

O tenente-coronel também disse à PF que haviam três grupos orbitando Bolsonaro na época. Um deles, mais conservador, aconselhava o presidente a “mandar o povo para casa e colocar-se como líder da oposição”. Estavam entre esse grupo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o então ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o então comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Batista Junior.

Outro grupo, classificado por Cid como “mais moderado”, entendia que nada poderia ser feito diante do resultado das eleições e era “totalmente contra” um novo regime militar. Esse grupo era composto por generais da ativa, “que eram as pessoas que Bolsonaro mais gostava de ouvir”, como o general Freire Gomes, comandante do Exército na época, e Paulo Sergio Nogueira, então ministro da Defesa. Esse grupo “temia que o grupo radical trouxesse um assessoramento e levasse o presidente Jair Bolsonaro a assinar uma ‘doidera'”, disse Cid.

O terceiro grupo foi denominado por Cid como “radicais”, e era composto por pessoas que queriam achar uma fraude nas urnas – como o general Eduardo Pazzuelo, ex-ministro da Saúde, e o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. Entre os mais radicais, a favor de um braço armado e de um golpe de Estado, Cid citou o ex-assessor internacional de Bolsonaro, Filipe Martins.

Segundo Cid, foi Martins quem apresentou a Bolsonaro a minuta do golpe, um “decreto que determinava diversas ordens que prendia todo mundo”, como os ministros do Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, ambos do STF, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), então na presidência do Congresso. Segundo o delator, Bolsonaro leu o documento e manteve apenas a ordem de prisão de Moraes.

Na noite desta terça-feira (18), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou Bolsonaro e outros 33 denunciados por cinco crimes – tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado. Caso o Supremo aceite a denúncia, eles se tornarão réus numa ação penal.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.