GPS Brasília comscore

Definidas as tenistas para a BJK Cup

Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Carolina Meligeni e Ingrid Martins buscam a vaga para o Brasil na elite mundial do esporte
Bia Haddad Maia
Bia Haddad Maia está fora do WTA 1000 de Guadalaraja. Foto: Clive Mason

Compartilhe:

As tenistas brasileiras que vão disputar os playoffs da Billie Jean King Cup by Gainbrige foram definidas pela capitã Roberta Burzagli. Nesta terça-feira (3), ela chamou Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Carolina Meligeni e Ingrid Martins para compor o Time Brasil BRB, que encara a Coreia do Sul com força máxima. Os jogos serão na Arena BRB, em Brasília (DF), nos dias 10 e 11 de novembro, em quadra de saibro especialmente montada para a disputa.

Com isso, a capitã mantém a mesma equipe pelo terceiro confronto consecutivo. “Fiz as escolhas com base na qualidade técnica das nossas jogadoras, que vêm evoluindo a cada temporada. Outro ponto importante é a harmonia que essa equipe tem quando se reúne. Tanto as jogadoras quanto a equipe técnica têm um espírito de competição por representar o País e isso faz o time subir de nível”, comentou.

Roberta Burzagli conhece as atletas rivais e sabe os pontos em que as brasileiras podem levar vantagem. “Algumas sul-coreanas já passaram pela equipe ITF Júnior do programa Grand Slam Player Development Programme (GSPDP), no qual sou técnica há 19 anos. Posso dizer que elas não são muito habituadas a jogar no saibro, enquanto as brasileiras praticamente aprenderam tênis jogando nesse tipo de piso. Se somarmos o fator casa, com o calor da nossa torcida, posso dizer que tenho boas expectativas para o duelo”, pontuou.

A estrela do time, naturalmente, é Beatriz Haddad Maia, atualmente o principal nome brasileiro do tênis feminino e 19ª do ranking WTA. Esta é sua 11ª convocação para a Billie Jean King Cup. Este ano, a paulista chegou às semifinais de Roland Garros, em quadra de saibro. O resultado a fez entrar no top 10 de simples. A tenista soma dois títulos WTA 250 na carreira e um vice em WTA 1000.

Número 2 do Brasil e 122 da WTA, Laura Pigossi soma nove convocações para a Billie Jean King Cup e faz boa temporada. Este ano, conquistou o maior título da carreira: o Engie Open ITF W60 de Feira de Santana (BA). A tenista ainda conta com outros sete títulos. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio-20/21, ela conquistou a medalha de bronze em duplas, ao lado de Luisa Stefani.

Por falar em Luisa Stefani, ela foi a primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da WTA na Era Aberta. A paulista ocupa a décima colocação e soma oito títulos WTA. Também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi. Também soma nove convocações para a BJK Cup.

Carolina Meligeni também soma nove convocações para a Billie Jean King Cup e, em 2023, conquistou seus dois maiores títulos: o Engie Open ITF W80 de Brasília, em duplas, e o ITF W25 de Platja d’Aro. Ainda possui outros cinco títulos na carreira.

Ingrid Martins é especialista em duplas ocupando a 59ª colocação do ranking da WTA. Esta é a terceira convocação, que vem após a conquista do WTA 250 de Bad Homburg, na Alemanha, e de chegar, pela primeira vez, às oitavas de final de um Grand Slam. A carioca tem outros 12 títulos de duplas na carreira.

 

Ingressos à venda

O segundo lote de ingressos para os playoffs da Billie Jean King Cup  está à venda no site Ingresso Nacional e são válidos para os dois dias de partidas. Na sexta (10), serão disputados dois jogos de simples, em sequência, a partir das 12h30. No sábado, estão previstas outras duas partidas de simples, a partir das 10h. Em caso de empate na série, a decisão acontecerá na partida de duplas.

Com meis entrada, os ingressos custam entre R$ 295 (arquibancadas laterais A e C) e R$ 345 (arquibancadas fundo B e D), mais taxas.  Os portões abrirão sempre uma hora antes do início dos jogos. O BRB é o patrocinador máster do tênis do Brasil.