GPS Brasília comscore

Defesa do Fundo Constitucional mobiliza políticos do DF

Líderes de pelo menos 13 partidos participam, nesta segunda-feira (22), em Brasília, de um encontro para unificar uma posição de defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). A reunião, às 16h, no Kubitschek Plaza Hotel, foi costurada pelo presidente regional do PSD, o ex-senador Paulo Octávio, que é a principal voz contra as ameaças de congelamento dos repasses a partir de 2025, conforme prevê o texto do relator do arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PL-BA).

 

A votação do texto já teve o requerimento de urgência aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados e é tratada como prioridade máxima pelo governo Lula. Cajado foi indicado para a relatoria pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), como sinalização positiva ao Planalto de celeridade do texto.

 

No entanto, o relator contrariou o texto original do Executivo e adicionou em seu relatório uma mudança no cálculo de atualização anual do FCDF.

 

Atualmente, leva-se em conta a variação da Receita Corrente Líquida (RCL) da União: se a receita aumenta, os repasses do fundo crescem na mesma proporção. Cláudio Cajado quer estabelecer um teto dentro do limite da despesa primária e enquadrar o aumento anual com base na inflação.

 

Na prática, o que hoje é um aumento automático vinculado ao desempenho econômico da União ficaria vinculado a bloqueios orçamentários do Planalto e a variantes políticas e partidárias.

 

O Fundo Constitucional do Distrito Federal é destinado ao custeio da organização e manutenção da segurança pública da capital e auxilia nas despesas de educação e saúde. Em 2023, o valor previsto no orçamento foi de R$ 22,9 bilhões, o que representa cerca de 40% da dotação orçamentária do DF no ano vigente. A variação entre 2022 e 2023 foi de 41,1%, seguindo a variação da RCL. Caso o modelo proposto por Cajado fosse adotado, o aumento seria de pouco mais de 5%, conforme o acumulado da inflação.

 

Versão

 

Cajado nega que o Distrito Federal será prejudicado pela mudança na regra. “Afirmo que o Distrito Federal só tem a ganhar. Podem confiar em mim, não haverá mais oscilação“, afirma. Segundo o relator, com a correção pela inflação, o FCDF sempre terá reajustes, o que pode não acontecer em no modelo atual caso haja instabilidade econômica.

 

A reação no Buriti é forte contra a mudança. O governador Ibaneis Rocha (MDB) alerta para o comprometimento na recomposição de 18% dos salários dos servidores das forças de segurança e afirma que o modelo proposto paralisaria diversos concursos públicos previstos. “Nós estamos numa fase de recomposição das nossas forças de segurança, que são importantes para garantir a segurança exatamente desses parlamentares e dos membros do Poder Judiciário, e avançamos na contratação de policiais militares. Agora, isso tudo vai ser paralisado se o arcabouço fiscal for votado da maneira como está”, apontou Ibaneis.

 

Correligionária de Cajado, a vice-governadora Celina Leão, que preside o PP na capital, exaltou a união política em defesa do FCDF encampada por Paulo Octávio. “Temos que buscar apoio de líderes de todos os partidos. Essa iniciativa do governador Paulo Octávio é importante porque dependemos de uma grande mobilização“, afirma Celina. “A mudança da fórmula de cálculo do Fundo compromete o desenvolvimento do DF e o pagamento dos compromissos já assumidos com os servidores. O nosso pleito é a manutenção do texto constitucional como está”, afirmou a vice-governadora.

 

O presidente regional do PSD, Paulo Octávio, já acionou o líder de seu partido na Câmara, Antonio Brito (BA), e quer que todos os parlamentares e políticos envolvidos na mobilização procurem aliados no Congresso. O grupo conseguiu unir diferentes vertentes, inclusive com a participação do PT, representado pela vice-presidente do partido no DF, Rosilene Corrêa, que deve intermediar conversas com a base governista.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.