GPS Brasília comscore

Defesa de Bolsonaro recorre e quer julgamento no plenário do STF sobre suspeição de ministros

Advogado reforçam a tese de que tanto Dino quanto Zanin teriam conflitos de interesse sobre caso do ex-presidente

A equipe jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (10), contestando a decisão que rejeitou o afastamento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento da chamada “trama golpista”. O pedido agora é para que o caso seja analisado pelo plenário da Corte, composto pelos 11 ministros do tribunal.

No documento, os advogados de Bolsonaro reforçam a tese de que tanto Dino quanto Zanin teriam conflitos de interesse que comprometem sua imparcialidade no julgamento. A defesa alega que Flávio Dino, quando ainda ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula, moveu uma queixa-crime contra Bolsonaro, o que caracterizaria um impedimento para atuar no caso.

Já sobre Cristiano Zanin, os advogados apontam que o ministro, antes de assumir a cadeira no STF, atuou como advogado de Lula e chegou a ingressar com ações judiciais contra Bolsonaro durante as eleições de 2022.

No mês passado, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido inicial da defesa do ex-presidente, argumentando que as justificativas apresentadas não configuravam impedimentos legais que afastassem os ministros da análise do caso. Com a negativa, Bolsonaro agora busca que a decisão seja revista pelo colegiado completo da Corte.

A defesa também solicita que uma “questão de ordem” seja levantada para que o plenário decida se o julgamento deve ser conduzido pela Primeira Turma do STF ou pelo conjunto dos ministros.

A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.