Categories: Política

Defesa de Bolsonaro quer anular investigação sobre joias

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do Partido Progressista (PP) moveram uma ação conjunta no Supremo Tribunal Federal (STF), buscando anular a investigação relacionada à entrada de joias doadas pela Arábia Saudita no país e as tentativas de reavê-las. A ação foi distribuída à ministra Cármen Lúcia, do STF.

O processo, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), foi assinado pelos advogados de defesa pessoal de Bolsonaro, como Paulo Bueno, Daniel Tesser e Fábio Wajngarten, além de representantes do PP. Eles questionam a conduta do ministro relator Alexandre de Moraes, violou direitos fundamentais, alegando que sua decisão de instaurar a investigação sem ouvir a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A investigação, segundo os advogados, adquiriu contornos inquisitivos, sendo caracterizada como um ato inquisitivo disfarçado de despacho determinativo de autuação de “Petição”. “Nessa contextura, evidencia-se que a peculiar ‘decisão’ proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes verdadeiramente é um ato inquisitivo que acumula inadmissivelmente os teores de uma portaria de instauração de inquérito policial e de uma decisão judicial deferindo a realização oitivas e busca e apreensão, dentre outras medidas, tudo isso travestido de despacho determinativo de autuação de ‘Petição’”, afirmam os advogados.

Além disso, alegam que Moraes cometeu irregularidades ao autorizar buscas e apreensões sem ouvir a PGR, apontando que o parecer do órgão defendeu o envio do caso para a primeira instância. “Ocorre, todavia, que um determinado Ministro Relator não pode, a partir de qualquer documento ou prova que venha aos autos sob sua relatoria, simplesmente determinar a instauração de procedimento investigativo segundo seu próprio alvedrio e sem qualquer prévia manifestação da Procuradoria Geral da República”, afirmou a defesa.

A defesa de Bolsonaro pede a anulação da investigação ou sua transferência para a 6ª Vara Federal de Guarulhos (SP), fora do âmbito do STF.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Moraes mantém prisão de Fátima de Tubarão por ataques aos Três Poderes

Ré, Maria de Fátima ficou conhecida por aparecer em vídeos xingando o STF

2 horas ago

Trânsito caótico é registrado no início da reforma do Buraco do Tatu

Interdição do viaduto começou no domingo (30) e vai até o dia 31 de julho

2 horas ago

Zambelli chama Benedita de “Chica da Silva” e reclama por não discursar no G-20

Deputada é coordenadora da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura…

2 horas ago

Emendas tentaram barrar, sem sucesso, mudanças desastrosas no PPCub

Deputado Gabriel Magno (PT) foi um dos que tentaram impedir atrocidades em Brasília

2 horas ago

Grupo terapêutico online para artistas e profissionais da cultura inicia nesta semana

Encontros semanais visam promover o cuidado com a saúde mental e emocional de quem atua…

3 horas ago

Residencial Parque Alvorada é destaque na Quadra 500 do Sudoeste

Empreendimento moderno da Base Incorporações está pronto e conta com apartamentos de 4 suítes

6 horas ago