A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que um e-mail já apresentado à Justiça seria o convite formal para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Bolsonaro, que está sob investigação no STF, solicitou autorização para comparecer à cerimônia e a devolução de seu passaporte, atualmente retido pela Justiça.
A posse de Trump está marcada para a próxima segunda-feira (20), em Washington. Em resposta ao pedido de autorização, a defesa anexou um e-mail enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro pelo comitê inaugural de Trump, usando o domínio “t47inaugural.com”.
No entanto, Moraes apontou que o documento apresentado não possuía características de um convite oficial, ressaltando que o remetente do e-mail “info@t47inaugural.com” não fazia menção clara à programação da cerimônia.
Os advogados de Bolsonaro alegaram que o domínio “t47inaugural.com” foi registrado exclusivamente para comunicações do evento e que a autenticidade do e-mail é confirmada pela correspondência do domínio com o website oficial do comitê inaugural. Eles destacaram que, nos Estados Unidos, há uma valorização da boa-fé do declarante e que falsidade documental é severamente punida.
“Evidenciado que o Comitê Trump Vance Inaugural Committee, Inc. foi eleito pelo Sr. Donald J. Trump como responsável pela organização da próxima posse presidencial dos EUA e escolheu o domínio ‘t47inaugural.com’, conclui-se que o e-mail info@t47inaugural.com é o correio eletrônico oficial e o meio de comunicação formal utilizado pela referida equipe cerimonial. A expressão ‘T47’ refere-se ao ‘Mandato 47’ daquele país”, afirmaram os advogados.
A defesa também reafirmou o compromisso de Bolsonaro em respeitar as medidas cautelares impostas pelo STF e se colocou à disposição para atender a eventuais condições adicionais que possam ser estabelecidas por Moraes.
Nas redes sociais, Bolsonaro descreveu a posse de Trump como um “importante evento histórico” e agradeceu ao filho Eduardo Bolsonaro pelo trabalho na relação com a família Trump, ressaltando os laços entre os dois clãs como um ponto de aproximação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos.
Veja:
Ver essa foto no Instagram