Categories: Caio Barbieri

Defesa de Adriana Villela contesta pedido de execução imediata de prisão

A defesa de Adriana Villela, condenada pelo Tribunal do Júri, contestou, nesta quarta-feira (9), o pedido de execução provisória de sua pena, quando afirmou que o processo ainda não transitou em julgado e que há um Recurso Especial pendente de julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O recurso, que questiona a anulação do Júri, está sob relatoria do ministro Rogério Schietti e, segundo os advogados, o juiz do Tribunal do Júri não é mais competente para decidir sobre a prisão.

A declaração pública ocorreu após o advogado Pedro Calmon, assistente de acusação no caso envolvendo Adriana Villela, ter protocolado o pedido de prisão imediata da ré, condenada a 61 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Brasília.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou, na tarde desta terça-feira (8), a prisão imediata de Adriana Villela. O pedido ocorreu após a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou a execução imediata da pena imposta.

Na nota, os advogados de Adriana Villela , entre eles Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marcelo Turbay, afirmam que o pedido de execução foi intempestivo e feito à autoridade incorreta. Além disso, argumentam que o Supremo Tribunal Federal (STF), ao decidir sobre a possibilidade de prisão após condenação pelo Júri, não levou em consideração casos antigos, como o de Adriana, cujo julgamento ocorreu há cinco anos e, durante esse período, não houve justificativa para a prisão preventiva.

A defesa da ré cita o voto do ministro Luís Roberto Barroso, no qual ele ponderou que, em casos com fortes indícios de nulidade do processo ou condenação contrária à prova dos autos, a execução da pena pode ser suspensa até o julgamento final do recurso.

A defesa de Adriana sustenta que a questão da prisão provisória já está preclusa, uma vez que o Ministério Público recorreu da decisão do juiz do Júri que não decretou a prisão, mas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) manteve a sentença.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Furacão Milton chega à Flórida, nos EUA, com ventos de 205 km/h

Autoridades alertam para riscos de inundações e destruição de estradas

5 minutos ago

Governo Lula quer exigir que bets registrem CPFs de todos os apostadores

Iniciativa visa monitorar histórico e garantir saúde mental e financeira dos usuários

24 minutos ago

Furacão Milton: Anitta acalma seguidores após dizer que não sairá de Miami

Cantora disse que tomou decisão com base em informações científicas

40 minutos ago

Evento de cultura exportadora orienta empresas do DF para o mercado internacional

Encontro ocorrerá em 15 de outubro, às 9h, com inscrições abertas

1 hora ago

Detran-DF confirma inclusão de emenda para criar nova gratificação a servidores

Secretaria de Economia enviará minuta de decreto à Casa Civil do GDF

2 horas ago

Everardo Gueiros é o primeiro a registrar candidatura à presidência da OAB-DF

Advogado reúne chapa com representantes femininas e quer foco nas subseções da entidade

2 horas ago