GPS Brasília comscore

Defesa Civil do DF emite alerta de atenção para chuvas intensas, raios e vendavais

Segundo o aviso, a situação de risco deve perdurar, pelo menos, até 10h de domingo (7)
Em caso de temporal, a maior recomendação é evitar deslocamentos, para não se expor a um risco já iminente
Em caso de temporal, a maior recomendação é evitar deslocamentos, para não se expor a um risco já iminente. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Compartilhe:

A Defesa Civil do DF emitiiu, na tarde deste sábado (6), um Alerta de Atenção para chuvas intensas, raios e vendavais. Segundo o texto, o aviso vale até 10h de  domingo (7). A recomendação é que as pessoas evitem situações de risco e liguem para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros, em caso de emergências. 

Entre as recomendações da Defesa Civil, segundo o alerta amarelo, estão medidas para serem tomadas antes, durante e pós-chuvas. A principal orientação é registrar o CEP no telefone 40199, pelo qual a comunidade recebe informações de emergência. E, em casos extremos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Antes das chuvas, segundo a Defesa Civil, é importante observar os sistemas de drenagem das casas, como calhas e ralos, preparando o local para as chuvas; e se informar sobre a previsão do tempo por meio dos sistemas meteorológicos como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em caso de temporal, a maior recomendação é evitar deslocamentos, para não se expor a um risco já iminente. É possível se orientar, inclusive, pela altura que a água bate no meio fio: se estiver muito próxima do topo ou no batente do carro, por exemplo, aguarde em um local seguro até que o nível da água diminua.

“O melhor é esperar de 20 a 30 minutos depois da chuva antes de fazer o deslocamento e, principalmente, ter calma e não se colocar um risco maior”, orienta o gerente de Gestão de Desastres da Defesa Civil, tenente-coronel Eloízio Ferreira do Nascimento.

Outra dica importante é ter um plano de saída da residência, já conhecido pela família e tendo em mente quais são esses locais seguros, geralmente informados pela administração regional. Durante a fuga do local de risco, levar apenas o necessário e o que for possível. Os pets de estimação devem ser levados para um lugar seguro, evitando, assim, afogamentos, e não deixados presos em abrigos domésticos, como canis.

Durante as chuvas fortes também há o risco de descargas elétricas. Dentro do veículo é um local seguro, mas se estiver a pé, não fique debaixo de árvores ou postes e procure abrigos em lugares cobertos, como casas ou lojas próximas. (Com Agência Brasília)