GPS Brasília comscore

Defesa ainda não comunicou a deputados possível ausência de Torres em CPI

A secretaria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa (CLDF) não foi comunicada oficialmente, até a noite de quarta-feira (8), sobre uma possível ausência do ex-secretário de Segurança Anderson Torres, convocado para depor na manhã desta quinta-feira (9).

 

O sistema de informática do grupo parlamentar não atualizou nenhum documento apresentado por advogados que representam o ex-ministro da Justiça.

 

Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia autorizado a presença de Torres na oitiva. A decisão foi de terça-feira (7).

 

De acordo com o magistrado, contudo, a presença dependerá da concordância prévia do investigado, que, caso aceite se deslocar até a sessão, poderá ficar em silêncio durante a oitiva.

 

AUTORIZO A LIBERAÇÃO DE ANDERSON GUSTAVO TORRES, para realização de seu depoimento no dia 09/03/2023 às 10:00 horas, em sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal, garantindo-se, plenamente, seu DIREITO AO SILÊNCIO, nos termos consagrados constitucionalmente. Observo, entretanto, que a condução de ANDERSON GUSTAVO TORRES, que encontra-se preso preventivamente, deverá ser feita mediante escolta policial e somente ocorrerá se houver sua prévia concordância, uma vez que essa CORTE SUPREMA declarou a inconstitucionalidade de conduções coercitivas de investigados ou réus”, decidiu o ministro. 

 

 A decisão reforçou a tese de deputados distritais de que a defesa poderá driblar o depoimento do ex-secretário para a comissão. A ex-subsecretária de Inteligência da Segurança Pública, Marília Alencar, indicada de Torres, também está na previsão de depoimentos do mesmo dia.

 

Torres está preso desde o dia 14 de janeiro, quando retornou ao Brasil após um período de férias nos Estados Unidos. Ele é acusado pelo Supremo por ter sido omisso para impedir as invasões e ataques contra as sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. 

 

 

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.