GPS Brasília comscore

De volta no tempo do Alvorada: Catetinho comemora seus 66 anos

Visitas guiadas, muita música e até filme: a programação contempla dois dias de evento

Compartilhe:

Você já se imaginou tentando reviver tempos áureos da **Música Popular Brasileira (MPB)**? E da _Bossa Nova_? Em busca de proporcionar uma verdadeira viagem no tempo aos seus visitantes, o **Museu do Catetinho** preparou uma programação para seu público em homenagem aos 66 anos de sua fundação.

![Museu do Catetinho (Foto: Hugo Lira/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_cb714a0d90.jpg)

O cronograma ocorre entre esta quarta, 9, e quinta-feira, 10, e a programação está recheada de audiovisual, a citar o curta-metragem em realidade virtual **Água de Beber**, dirigido por **Filipe Gontijo e Henrique Siqueira**; visitação noturna ao som de Bossa Nova, encontro com o autor Alexandre Parente, escritor do livro infantil produzido e lançado pela **editora Edebê**, _**Brasília e o Sonho Encantado**_ (2020); além de visitas guiadas e atividades educativas.

>“Vamos fazer a primeira noite com o CEF11 e depois faremos a avaliação da ação educativa com esse público específico, para implantar como programa de visitação noturna no Catetinho em 2023. A proposta inicial é que seja uma vez por mês”, explica a gerente do Museu do Catetinho, **Artani Pedrosa**.

![Museu do Catetinho (Foto: Hugo Lira/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_838d9b2a4c.jpg)

A expectativa é que cerca de 190 alunos das redes públicas de ensino de Brasília sejam atendidos durante a visitação, que também inclui uma caça a objetos expostos, pintura livre e produção de origamis. A ideia veio inicialmente da **Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)**.

**O Catetinho**
Fundado em 10 de novembro de 1956, foi a primeira residência oficial da Presidência da República, tendo sido estreado por **Juscelino Kubitschek** e projetado pelo arquiteto **Oscar Niemeyer**. Na ocasião, os cantores e compositores Tom Jobim e Vinícius de Moraes estavam em Brasília, encarregados de criar a Sinfonia do Alvorada, obra orquestral desejada por JK para a inauguração da cidade e que só ficaria pronta no final de 1960.

![Museu do Catetinho (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Museu_do_Catetinho_Foto_Reproducao_0b661c032b.jpg)

É conhecido como **Palácio de Tábuas**, e suas exposições trazem referências da época, através da preservação do mobiliário original e outros objetos. Imagens fotográficas complementam as ambientações, com o objetivo de propiciar ao público um testemunho vivo da grande aventura que foi a construção de Brasília. A suíte presidencial, o quarto de hóspedes e a cozinha preservam o mobiliário da época, além de alguns objetos e roupas de Juscelino Kubitschek.

**Veja a programação elaborada pelo Museu do Catetinho**
**Quarta-feira, 9/11**
– 9h – Abertura: “Água de Beber – uma viagem no tempo ao lado de Vinicius de Moraes e Tom Jobim” – Experiência imersiva
– 9h30 – Visita Mediada Territórios Culturais
– 10h – 17h Atividades educativas:
Construção Coletiva do Mural Afetivo – 66 anos Catetinho
Caça aos objetos
– 19h – “Anoitecer no Catetinho: estreitando laços entre o museu e o público da EJA”

**Quinta-feira, 10/11**
– 9h – “Água de Beber – uma viagem no tempo ao lado de Vinicius de Moraes e Tom Jobim” – Experiência imersiva
– 9h30 – “Brasília e o sonho encantado” – Encontro com o Autor Alexandre Parente
– Ação educativa: “Vc é o arquiteto: vamos desenhar!”
– 10h – 17h Atividades educativas:
Construção Coletiva do Mural Afetivo – 66 anos Catetinho
Caça aos objetos
– 11h – Visita Mediada Palácio do Catetinho – Territórios Culturais
– 14h – Visita Mediada Palácio do Catetinho – Territórios Culturais

**Serviço**
**66 Anos do Museu do Catetinho**

Quando: quarta e quinta-feira, 9/11 e 10/11

Endereço: BR 040 – Saída Sul; Park Way/DF. CEP 72401 970 Brasília-DF
Entrada franca