GPS Brasília comscore

De presidente da OAB em Brasília a governador por dois mandatos: a trajetória de Ibaneis Rocha

De família piauiense, Ibaneis foi eleito na capital aos 47 anos; em seu aniversário, o GPS|Brasília relembra sua história

Com 1,04 milhão de votos, o que representou 69,79% do total dos válidos, Ibaneis Rocha assumiu o governo do Distrito Federal pela primeira vez em 2019, aos 47 anos. Em 2023, seguiu para o segundo mandato com a porcentagem de 41,01. Mas, antes de iniciar sua jornada política, já era figura notória na capital, já que atuou na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília, entre 2013 e 2015. Nesta quinta-feira (10), para celebrar o aniversário do chefe do Poder Executivo, o GPS|Brasília relembra sua trajetória.

De família piauiense, foi na capital brasileira que Ibaneis nasceu — mais precisamente no Hospital de Base — e passou a se destacar. A vinda para o Planalto Central ocorreu quando sua mãe, Maria Mercedes Borges Barros, decidiu cuidar de sua saúde por aqui, após o divórcio de Ibaneis Rocha Barros, seu pai. 

Antes de se formar em Direito pela universidade UniCeub, ele navegou por diferentes áreas; foi feirante, comerciante e até empacotador. Em seguida, seu futuro viu uma reviravolta acontecer. 

Com um dos escritórios de advocacia mais conhecidos do DF, inaugurado na década de 1990, aos 25 anos, passou a atender cerca de oitenta mil clientes em todo o Brasil, atuando em áreas como Direito Administrativo, Direito Sindical e Direito Trabalhista. Na época, ficou conhecido como “trator” e, como resultado da advocacia, acumulou uma fortuna declarada, na época, de quase R$ 94 milhões.

Em seu restaurante favorito do complexo gastronômico QuituArt, no Lago Norte, Tia Rô, Ibaneis teve, pela primeira vez, a ideia de se tornar governador. 

“Entrei para a política exatamente porque não estava satisfeito com ela; acho que podemos fazer diferente, melhor”, compartilhou em entrevista ao GPS|Brasília. 

Para concorrer à chefia do Poder Executivo do Distrito Federal, precisou transferir o título de eleitor, já que manteve, até 2017, domicílio eleitoral no Piauí.  

Foi, então, que se tornou o primeiro governador eleito do DF com certidão de nascimento candanga, ao ganhar de Rodrigo Rollemberg, que foi registrado no Rio de Janeiro.

Ibaneis assumiu o Distrito Federal quando o cenário era de conservadorismo político-ideológico, além do fato de que a unidade federativa assumia a posição de pior do País no ranking nacional da desigualdade social, ficando atrás apenas do Amazonas.

No fim de 2024, em conversa com Caio Barbieri, jornalista e editor do portal GPS|Brasília, o governador compartilhou alguns dos desafios e avanços dos anos à frente do Palácio do Buriti. Para o emedebista, a saúde pública foi uma das áreas mais exigidas durante a gestão, especialmente após a pandemia de Covid-19 e com a alta incidência de casos de dengue. 

O setor educacional também recebeu atenção especial, segundo o titular do Palácio do Buriti, com contratações de mais de três mil professores e a construção de módulos escolares.

Na área de saneamento, a estratégia de interligação dos sistemas de abastecimento de água da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) é vista como uma das grandes obras da gestão. Além de garantir recursos para a infraestrutura básica, a ação reflete o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da população a longo prazo.

O governador mencionou, ainda, investimentos superiores a R$ 2 bilhões para garantir o abastecimento de água até 2100.  “Estamos interligando sistemas que vão assegurar qualidade de vida para as futuras gerações”, declarou.

Sobre a cultura, Ibaneis destacou a reinauguração do Teatro Nacional Claudio Santoro, fechado desde 2014 para readequações no projeto de acessibilidade e segurança. 

O desenvolvimento social, que é uma das bandeiras do emedebista e da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, também é prioridade da atual gestão. Entre os destaques, programas sociais como o Prato Cheio e os restaurantes comunitários, agora funcionando inclusive em feriados e servindo três refeições diariamente, contribuíram para colocar o DF entre os cinco estados com melhor índice de segurança alimentar no País.

Ainda, durante o bate-papo, Ibaneis, pai de três meninos — Caio, João Pedro e Mateus — reforçou o compromisso com a cidade até o fim de seu mandato. “Até o último dia do meu mandato, ou melhor, da minha vida, a população pode contar comigo. Vou continuar trabalhando incansavelmente pelo DF”, ressaltou.

Sobre o futuro e sua possível candidatura ao Senado Federal em 2026, ele foi cauteloso, mas não descartou a possibilidade. “Ainda estamos avaliando as opções, mas minha prioridade continua sendo o trabalho pelo DF.” 

Ibaneis sempre dedicou sua vida para o trabalho, mas é na família que encontra fôlego. Já morou em Sobradinho e Taguatinga, mas, hoje, é no Lago Sul que vive com a esposa Mayara.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.