O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta quarta-feira (12), que a demanda doméstica das companhias aéreas já voltou ao patamar pré-pandemia e repetiu que o governo pretende equipar cerca de 100 aeroportos regionais para receber voos regulares nos próximos três anos.
“O presidente Lula fez uma encomenda para iniciarmos processo de regionalização de aeroportos. Pensamos em três etapas, com 33 aeroportos cada uma, totalizando 99 aeroportos que serão equipados para receberem voos cotidianamente“, afirmou, em participação no Fórum da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).
Segundo o ministro, a intenção é iniciar as reformas pelos aeroportos da região Norte, seguida pelo Centro-Oeste. Apesar da demanda ter retornado ao nível anterior a 2020, o ministro destacou que apenas 10% dos brasileiros tem acesso a passagens, voltando a citar a intenção do governo em lançar um programa de bilhetes a R$ 200.
“Não adianta ter aeroportos se não tiver voos. Então essa requalificação é um incentivo para as empresas abrirem mais rotas regionais“, acrescentou.