Localizado a 105 km do aeroporto de Porto Seguro, uma pequena e charmosa vila localizada no sul da Bahia tem chamado a atenção de turistas do mundo todo. São 32 km em estrada de terra até chegar na travessia para Caraíva, onde do desembarque em diante, é tudo a pé na areia. Sem carros, com energia elétrica controlada e práticas rigorosas de preservação ambiental, o destino se destaca como um santuário de integração entre pessoas e natureza.
O ritmo desacelerado da pequena vila chamou atenção da empresária e digital influencer Maria Luisa Matos, de 28 anos, que há oito anos frequenta o local, já tendo viajado para curtir dias ensolarados e noites estreladas de Caraíva ao menos 20 vezes. “Era um lugar onde quase não havia sinal de telefone na época, e essa desconexão com o mundo foi o que me fez voltar sempre. Caraíva proporciona experiências muito únicas, então foi e ainda é uma oportunidade de estar verdadeiramente presente. Tirando o fato de ser maravilhosa, com as praias mais lindas e aquela energia única da Bahia”, comenta Maria Luisa sobre o que fez despertar um interesse pelo destino.
Na pequena vila onde o rio encontra o mar, as possibilidades de conexão com a natureza e diversão são variadas, atendendo a todos os públicos, incluindo aqueles que possuem preferência por experiências de luxo. “Esse é um destino que vendemos pontualmente e uma alternativa bastante procurada por clientes de alto padrão são os passeios de lancha saindo de Trancoso para Caraíva, tendo a possibilidade de visitar a praia do Satu, que é uma das mais belas da região”, comenta Tomas Perez, CEO do TP Group, agência de viagens especializada em experiências de luxo.
Os períodos mais indicados para visitar Caraíva, o verão desponta como a estação perfeita para vivenciar a essência da vila mágica no sul da Bahia. Para muitos, como Maria Luisa, que retorna todos os anos, janeiro se tornou sinônimo de areia sob os pés, mergulhos no rio e no mar, e a simplicidade sofisticada que só a vila proporciona. Épocas festivas como Carnaval e São João também estão entre as datas mais recomendadas.
“Caraíva é um lugar onde cada canto tem algo especial, mas existem alguns pontos que considero imperdíveis. A praia do Satu, por exemplo, é um dos meus lugares favoritos. Dá para chegar caminhando cerca de 3 quilômetros pela praia ou de barco, e a caminhada por si só já é uma experiência incrível. Mas mais legal ainda para explorar é ir de barco, visitando também a Praia do Espelho”, sugere a empresária.
Entre outros atrativos, os visitantes podem passar o dia entre as praias e a beira do rio, aproveitando as barraquinhas locais, praticando atividades como altinha ou corrida, ou simplesmente contemplando o pôr do sol. Para quem busca uma experiência cultural, a Vivência Pataxó oferece um mergulho na história e nos costumes da Aldeia Pataxó. De barco pelo rio Caraíva, chega-se à entrada da comunidade, onde uma trilha pela Mata Atlântica leva à Oca dos Rituais, espaço circular para apresentações culturais e vivência das tradições indígenas por meio de rituais, artesanato, comidas típicas e pintura corporal.
Na programação noturna, bares e restaurantes para todos os gostos, com destaque para as festas promovidas pelo grupo Pagode do Xandó, tradicionais forrós, que acontecem em diferentes localidades na vila e o Beco da Lua, um espaço que promove arte e cultura com uma programação musical variada, além de uma vila gastronômica que inclui bar e pizzaria.
Gastronomia
A gastronomia de Caraíva é um atrativo à parte, com opções que vão do típico ao sofisticado, sempre cercadas pela beleza natural da vila. Entre os destaques estão o Dêze, idealizado pelo ex-masterchef Yuri e a nutricionista Joanna, que oferece menu degustação Alecrim de 9 passos e o menu Basílico, de 5 etapas e o Odara, que oferece uma experiência que combina sabores marcantes d fundo do mar com um ambiente acolhedor.
Entre os bares mais charmosos, o Mangue Caraíva, idealizado por Caetano Lacerda, se destaca pela proposta inovadora que combina sushi fresco e drinks autorais em um ambiente rústico e elegante, perfeito para quem busca uma experiência diferenciada. Já o Bendito, localizado próximo à igreja da vila, oferece um clima acolhedor com pratos para compartilhar, petiscos saborosos e uma carta de drinks, acompanhados por música ao vivo que embala as noites descontraídas da vila.
Maria Luisa, compartilha seus favoritos e destaca o KOA como uma experiência gastronômica incomparável. “É um restaurante que oferece uma experiência gastronômica que, para mim, está entre os melhores do mundo. Faz jus à bio deles no Instagram: o melhor peixe da vida”, diz. Outro ponto alto para ela é o Boteco do Pará, um clássico que reúne história e autenticidade. “Muita gente busca por pratos típicos como o pastel de arraia e, claro, a famosa cerveja gelada. Acredito que hoje seja uma parada obrigatória”, acrescenta.
Para momentos mais descontraídos, a influenciadora não abre mão do Comune Caraíva. “É sempre minha escolha para todas as horas porque une alimentação saudável e bebidinhas. À beira do rio, dá pra ver o pessoal passando pela vila e ainda pelo rio. É perfeito no fim da tarde”, ressalta Maria Luisa.
Experiências de hospedagens para todos os gostos
Conhecida por sua simplicidade sofisticada e por oferecer experiências únicas, a vila e Caraíva conta com opções de hospedagem que vão desde acomodações rústicas e charmosas até pousadas de luxo, a vila atende a diferentes estilos de viajantes, mas sempre preservando sua essência pé na areia e conexão com a natureza.
Para quem busca opções de luxo, a Pousada Hayô é um verdadeiro refúgio de natureza, sustentabilidade, design e arte. Oferecendo um ambiente acolhedor e confortável, é ideal para quem deseja viver a essência da vila sem abrir mão de um toque sofisticado. Já a Villa Fulô eleva o conceito de luxo na região. Com toalhas de algodão egípcio, amenities da L’Occitane, máquinas Nespresso nos quartos, além de piscina e spa, a experiência é impecável. “É onde o simples encontra o sofisticado, com atenção a cada detalhe”, afirma Tomas Perez, especialista em experiências de luxo.
Para quem busca uma experiência mais intimista, a Vila Nativa é uma excelente opção, com oito casas individuais rodeadas pela natureza. Cada casa é equipada com piscina privativa, proporcionando conforto e tranquilidade a apenas 120 metros da praia e 200 metros do rio. Localizada no coração da vila, a propriedade combina a proximidade de restaurantes e mercados com o silêncio e a beleza das árvores e pássaros ao redor, tornando-se um recanto perfeito para famílias e grupos de amigos.
Já para as mulheres que desejam uma experiência exclusiva e acolhedora, o Vulva Caraíva se destaca como um hostel e pousada dedicado às “deusas”. Localizado no centro da vila, o espaço foi planejado com atenção a cada detalhe: quartos compartilhados com poucas pessoas, beliches de madeira maciça, ar-condicionado liberado e uma decoração charmosa que reflete o olhar feminino. É a escolha ideal para quem busca acolhimento e conexão em um ambiente pensado exclusivamente para mulheres.