GPS Brasília comscore

De clássicos ao underground: conheça filmes gravados em Brasília

Dos mais clássicos aos mais undergrounds, Brasília já foi palco de diversos filmes e produções cinematográficas. Centro do poder, no entanto, não só de política vive a cidade, por aqui as histórias de amor também tem espaço. 

 

Confira a lista de filmes gravados na capital federal que o Portal GPS separou:  

 

Amor ao Quadrado, de René Sampaio (2016)

 

Oscar, interpretado por Pablo Sanábio, um cupido desiludido com o amor, é obrigado a treinar um estagiário e, enquanto ensina, reaprende sobre o amor. O objetivo é reunir três casais até o fim do dia. Entre trapalhadas e lições de vida, o filme revisita ruas icônicas de Brasília e mostra a cidade como palco de histórias leves e do dia a dia. 

 

 


 

Somos tão jovens, de Antonio Carlos da Fontoura (2013)

 

O filme conta o início da carreira de Renato Russo. Quadras residenciais, Eixo Monumental e Parque da Cidade são algumas da locações que aparecem ao longo da história. O longa é bem focado na juventude do cantor e no desenvolvimento de sua personalidade, e conta ainda uma época que poucos conhecem, na qual Renato foi atingido por uma doença e passou anos de vida em uma cadeira de rodas. 

 

 


 

Até que a casa caia, de Mauro Giuntini (2015)

 

A história de uma família que mora em Brasília, mas não tem uma rotina nada comum. Em um mesmo apartamento moram o filho, a mãe e o pai, que estão separados. O clima fica mais complexo quando o pai leva a namorada diversas vezes para a casa. Apesar de o foco não ser a capital federal, enredos conhecidos como corrupção, aparecem na jornada. Engraçado, dramático, mas leve, o filme de Mauro Giuntini vale a pena ser visto. 

 

 


 

O último cine drive-in, Iberê Carvalho (2015)

 

Marlombrando retorna a Brasília, cidade onde nasceu, e se depara com o desafio da morte, quando a sua mãe enfrenta uma doença terminal. Ali o jovem também reencontra o pai e o Cine Drive-in onde passou a infância, e que funciona com poucas pessoas e sob a ameaça de fechar. A trama ressalta a importância do único cinema drive-in da América Latina, e que está localizado na capital federal. 

 

 


 

O outro lado do paraíso, de André Ristum (2014)

 

Antônio, interpretado por Eduardo Moscovis, chega a Brasília com a família ainda na construção da nova capital. Antes, já tinha feito de tudo para sustentar o lar, e agora viu na mudança de cidade uma oportunidade de subir na vida. O problema é que Antônio vai para Brasília no governo João Goulart, momentos antes do golpe militar de 1964. Envolvido com sindicalismo, a vida da família começa a virar um pesadelo.

 

 


 

O Homem do Rio, de Philippe de Broca (1964)

Estrelado pelo astro francês Jean-Paul Belmondo, o filme mostra Brasília ainda criança. Com cenas de ação em meio às obras da nova capital, o filme é um documento histórico de uma das maiores empreitadas do ser humano no Século 20. O enredo fica em segundo plano: ladrões planejam o roubo de uma relíquia amazônica em Paris, o que desenrola em desventuras em série, com um sequestro e uma tentativa de resgate, tudo para embalar cenas de  Brasília, do Rio de Janeiro da era de ouro e da recém-documentada Amazonia brasileira.
 

 


 

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (2015)

 

Mistura de documentário com ficção, conta a história de um grupo de jovens da periferia de Brasília. Entre os nomes na obra está o saudoso DJ Jamaika. A história gira em torno de uma ação policial trágica nos anos 1980, que muda para sempre a vida de pessoas presentes. Do futuro aparece um homem para investigar e explicitar o que aconteceu, em um relato sociológico nu e cru, que levou o filme ao prêmio de melhor filme do Festival de Brasília de 2014.

 

 

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.