O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, anunciou, por meio das redes sociais, na tarde desta segunda-feira (23/10), que Jean Lima será o presidente interino da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Atualmente, Jean Lima ocupa o cargo de diretor-geral da EBC e assumirá temporariamente a presidência da empresa, em substituição ao jornalista Hélio Doyle, que foi afastado da função na semana passada devido a postagens controversas relacionadas a Israel.
O anúncio de Jean Lima como presidente interino ocorre em meio a um contexto de disputa nos bastidores sobre quem assumirá o cargo em definitivo. Além de Jean Lima, outros nomes estão cotados para a posição, incluindo Ricardo Zamora, adjunto da Secom, e Antonia Pellegrino, diretora de programação da EBC. A indicação de Jean Lima já havia sido adiantada pelo Correio Braziliense.
Ao apresentar Jean Lima como o novo presidente interino, o ministro Paulo Pimenta destacou que ele “garantirá o ritmo e a continuidade das ações que temos desenvolvido na condução da empresa.” Jean Lima também é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal.
O afastamento de Hélio Doyle do cargo de presidente da EBC ocorreu devido à sua repostagem, em uma rede social, de uma publicação na qual apoiadores de Israel eram chamados de “idiotas.” Essa ação gerou controvérsias e críticas, levando à sua exoneração.
PRESIDENTE INTERINO DA EBC
Informo que o Diretor Geral @jeanlimadf responderá interinamente pela presidência da Empresa Brasil de Comunicação – @ebcnarede. Neste período, Jean garantirá o ritmo e a continuidade das ações que temos desenvolvido na condução da Empresa.
Paulo… pic.twitter.com/DRWo99a0hq
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 23, 2023