Dos biquínis para as camadas de roupas de frio. Dos óculos de sol para os goggles. Das espreguiçadeiras para os bastões. A temporada de ski foi aberta oficialmente e os brasileiros já fizeram a transição dos destinos ensolarados para os gelados.
Assim como em todos os anos, até meados de abril, o Hemisfério Norte espera receber uma grande quantidade de turistas apaixonados pelo ski, pela infraestrutura das estações e pelos hotéis luxuosos que ficam pintados de branco pela neve.
A clássica Courchevel continua sendo um dos destinos mais agitados. Uma das estações mais glamourosas do mundo, localizada na região alpina de Savoie, conhecida como Les Trois Vallées, ela tem a maior área esquiável do planeta.
Ver essa foto no Instagram
Ideal para toda a família, Courchevel tem mais de 5 km de pistas exclusivas para crianças. Já entre os hotéis que oferecem acesso ski-in/ski-out, L’Apogée Courchevel é um dos queridinhos.
O hotel tem clima de casa de montanha, com amplas varandas e uma vista cinematográfica para o vale.
Entre os clássicos e os menos explorados, há uma variedade de locais destinados ao ski. Sabendo disso, o GPS preparou uma lista. Olha só:
Fixada aos pés da mais alta montanha da Europa, o Mont Blanc, o destino tem cinco áreas de ski, com pistas diversas, e áreas de ski off-piste, uma opção para explorar o Vallée Blanche.
A cidade tem um charmoso estilo alpino e conta com cafés, bares, restaurantes e lojas.
Ver essa foto no Instagram
Unindo história e luxo, o Grand Hôtel des Alpes foi aberto em 1840 e renovado em 2004. As acomodações destacam-se pela decoração acolhedora e uma ampla gama de comodidades, como centro de bem-estar com piscina de ondas coberta e jacuzzi.
Na Suíça, Gstaad é um point dos famosos, mas, além da Madonna, o lugar atrai famílias, principalmente pelo clima tranquilo. As fazendas próximas fornecem produtos frescos que podem ser encontrados na cidade.
O destino é o ponto de partida para 220 km de pistas em quatro montanhas. Para uma experiência diferente, as pistas de Wispile ficam abertas até mais tarde.
Gstaad Palace é um hotel que tem vista espetacular para os Alpes Suíços. Além de 104 quartos, os hóspedes podem optar por hospedar-se em um chalé no topo da montanha com vista e privacidade.
O hotel tem cinco restaurantes, com destaque para o La Fromagerie, que tem o verdadeiro fondue suíço.
Também na Suíça, o destino é um dos mais tradicionais e pioneiros nos resorts de inverno europeu quando o assunto é ski.
A combinação entre a característica cosmopolita e restaurantes sofisticados com 180 km de pistas bem estruturadas, incluindo a maior inclinação vertical da Europa, é responsável pelo favoritismo do St. Moritz.
Ver essa foto no Instagram
Carlton Hotel St. Moritz fica aberto apenas no inverno e a paisagem que o cerca parece tirada de um filme. Todos os quartos do local tem vista para o lago St. Moritz.
O restaurante do hotel, Da Vittorio, tem uma estrela no Guia Michelin. Os chefs Enrico e Roberto Cerea são os responsáveis pelo menu aclamado. Para completar, o acesso às pistas é fácil.
A quatro horas de viagem de Denver, Aspen é o lar das quatro montanhas — Aspen Mountain, Snowmass, Buttermilk e Highlands, e tem cerca de 56 anos de história no ski.
Para a temporada de 2024, está previsto um influxo de neve 15% acima da média das montanhas da região, de acordo com Aspen Weather.
Em Snowmass, compras, shows, festivais e vida noturna são responsáveis pela animação em Aspen. Em Vail, o acesso à montanha, os mais de 30 meios de elevação levam às pistas de diferentes níveis de dificuldade.
Quando o tópico é hotel, o Four Season Resort and Residences Vail aparece constantemente nos roteiros. Combinando o estilo alpino e o design contemporâneo, ele fica próximo ao centro de Vail Mountain e conta com um ski concierge próximo à Gondola One.
Nos Alpes Austríacos, Lech e Zürs são sinônimos de sofisticação em termos de estações de ski. Conectado a resorts por um sistema de lifts, o complexo soma, ao todo, 305 km de pistas com desafios.
Lech e Zürs é o destino que mais neva na Áustria. Por isso, é garantia de ski até o final da temporada. Com atmosfera intimista, a maioria de suas pistas é dedicada a esquiadores de nível intermediário e avançado.
Ver essa foto no Instagram
Cercado por paisagens naturais, o Aurelio Hotel Lech tem vista para a cordilheira de Lech. No local, os chefs Christian Rescher e Markus Nierderwanger criam uma variedade de pratos da culinária tradicional e internacional.